A Polícia Civil de Dracena através da DIG/DISE orienta a população dracenense sobre algumas atitudes que sendo colocadas em prática podem evitar novos casos do golpe ‘Torpedão’. A decisão da polícia ocorre em virtude de ter recebido recentes notícias de que golpistas estão atuando em o território nacional mediante fraudes praticadas através do uso de telefones fixos ou móveis. Pelo telefone, os criminosos aplicam o conto do falso sequestro; do torpedão campeão e do conto do falso acidente de trânsito, a fim de conseguir algum benefício.
Segundo a polícia, essas pessoas geralmente se valem de artifícios contra as vítimas que, assustadas, acabam informando sem perceber, os dados particulares e de parentes (que às vezes auxiliam os próprios golpistas na prática dos delitos). As dicas de como evitar esses golpes são, nunca depositar dinheiro em contas de terceiros ou adquirir cartões telefônicos mediante solicitação de quem quer que seja. Caso haja esta solicitação em seu telefone é ideal ficar atento já que pode ser um golpe. Se a pessoa que está ligando disser que mantém em cárcere um parente ou amigo, é bom fazer o contato com tal pessoa e nunca atender a exigência do interlocutor. Em caso de dúvida, a vítima deve procurar imediatamente a polícia.
A polícia lembra que é impossível ser contemplado em qualquer promoção sem que a pessoa esteja devidamente inscrita com tal finalidade. Por isso, é importante verificar na operadora se está inscrito na promoção e, ainda, se foi ou não sorteado.
Outra dica é que não existe premiação que dependa de contra prestação, ou seja, pagar para ganhar algo em troca.
É importante que a pessoa nunca divulgue dados pessoais ou de parentes por telefone (especialmente se não conhece o interlocutor). Em caso de dúvida, deve procurar a instituição que está solicitando isso.
Nestes casos, a polícia pede que denuncie os fatos para o cumprimento das medidas cabíveis.