Entre os dia 11 e 18 deste mês, policiais militares do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (18º BPM/I) prenderam 19 pessoas em flagrante e 21 por mandado de prisão.

Em 2010, até a última quarta-feira (18), 579 foram presas, sendo 357 em flagrante e 222 por mandado de prisão. Em 2009, foram cumpridos 612 mandados de prisão, sendo 30% a mais que em 2008. No mesmo ano o número de pessoas presas em flagrante foi de 897, 21% a mais que em 2008.

Segundo o tenente-coronel Geraldo Fernandes Néspoli Berardinelli os esforços, através de planejamento e uso de mecanismos modernos como: o emprego do helicóptero Águia 16 e o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que desenvolve o atendimento do 190 e a integração da comunicação entre os policiais que atuam na região, tem colaborado para que o resultado seja positivo. “A prisão do autor de crime ou o cumprimento de mandado de prisão também é uma forma de prevenção à criminalidade, pois uma vez preso, o infrator está, por um período, impedido de cometer delitos”, ressalta.

O 18º BPM/I afirma que atitudes preventivas da população podem ajudar a evitar que os próprios cidadãos sejam vítimas de crimes como furto e roubo de residências e veículos, e, aponta dois exemplos distintos: Na última terça-feira (17), a PM em uma ação rápida evitou um roubo a uma residência no Jardim Bongiovani, em Presidente Prudente. Na ocasião, a prisão dos autores ainda dentro da residência, partiu de uma denúncia feita ao 190.

Na mesma data, moradores de outra residência foram vítimas de roubo. Na ocasião declararam que o portão estava destrancado e a porta da sala aberta, o que facilitou a entrada dos ladrões.

Dicas de segurança:
Residências: No caso de prevenção a furto ou roubo em residências o morador deve deixar portas, janelas e portões trancados; antes de entrar ou sair de casa verifique a existência de pessoas estranhas pelas imediações. Na dúvida, avise os familiares e acione a Polícia Militar por meio do telefone de emergência 190.

Veículos: Não deixe as chaves do veículo no contato, tranque-o ou trave-o, sempre que sair, mesmo nas ausências curtas; sempre estacione em locais movimentados e bem iluminados.

Denúncias: É importante que ao ligar o denunciante mantenha a calma e informe o local onde está ocorrendo o delito, número de pessoas envolvidas, características físicas e das vestes, se estão portando armas e em qual direção os suspeitos fugiram. Não é preciso identificar-se.