Nesta sexta-feira (27) é comemorado o Dia do Psicólogo. Há exatos 48 anos foi aprovada a lei de regulamentação dessa atividade. Segundo a representante do Conselho Regional de Psicologia, Marly Fernandes, dos 112 municípios da subsede de Assis, Presidente Prudente é a cidade que tem o maior número destes profissionais, em torno de 600.
Este profissional desenvolve um importante trabalho na vida de muitas pessoas, que geralmente os procuram pelos seguintes motivos: medo, depressão, ansiedade, fobias, problemas de relacionamento conjugal, transtornos de comportamento, stress, autoestima, afetividade e sexualidade.
Em Presidente Prudente há entidades do Terceiro Setor que contam com especialistas da área de psicologia, que se dedicam por amor a esta profissão, tão requisitada neste século, devido ao aumento de casos de depressão. A Fraternidade São Damião, por exemplo, disponibiliza os serviços dos psicólogos para as pessoas mais carentes da comunidade, e de forma gratuita. São sete os colaboradores dessa ocupação, que atendem crianças, jovens, adultos, casais, famílias, idosos, com terapia individual e em grupo.
De acordo com a psicóloga Roberta Borges, o profissional dessa área pode atuar em diversos lugares em diferentes propostas de trabalho. “Em qualquer uma dessas áreas o psicólogo lida com as emoções das pessoas buscando reestruturá-las psiquicamente”. Para Borges, o psicólogo não resolverá o problema pela pessoa, mas proporcionará meios para que o paciente progrida de forma saudável.
Segundo a psicóloga Marta Carvalho de Oliveira, os resultados tem sido todos positivos. “Os pacientes tem visualizado uma vida mais feliz e harmoniosa, resolvendo assim os seus conflitos”, explica. Oliveira está envolvida com o trabalho voluntário há três anos. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta com hora marcada. Cada psicóloga trabalha com um número limitado de atendidos.
Borges relata que o voluntariado é algo inexplicável na vida de alguém, tanto para quem doa como para quem recebe este auxílio.
Em Presidente Prudente o Conselho Regional de Psicologia comemorou esta data com um evento no Aruá Hotel, e teve como convidada especial Fátima Riani, que é psicóloga clínica, especialista em Saúde Pública pela Unicamp, Diretora do Sindicato de Psicologia de São Paulo e membro da Comissão de Ética.
Serviço: O Núcleo de Psicanálise e Estudos de Presidente Prudente (NUPE) em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e a Faculdade de Psicologia de Presidente Prudente realizam três conferências gratuitas, neste sábado (28), às 8h, com o objetivo de rever noções essenciais da psicanálise. Local do evento: Unoeste, auditório Azaléia, bloco B-3, Campus II. Mais informações pelo telefone (18) 3222-3574.