A Prefeitura de Presidente Epitácio, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, iniciou o cadastramento e recadastramento dos artesãos com o intuito da emissão da Carteira de Artesão, que credencia a utilização dos serviços da Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), que é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho.

Segundo a pasta, este cadastramento tem por objetivo a promoção, o desenvolvimento, a divulgação e a comercialização de produtos artesanais, indicando um caminho a ser trilhado pelo trabalhador para fazer face às dificuldades econômicas.

De acordo com Dilma Favaretto, coordenadora de artes do município, “O trabalho realizado pela Sutaco permite que o artesanato seja utilizado para criar oportunidade de geração de renda e emprego, ao mesmo tempo em que resgata formas tradicionais de expressão cultural do povo paulista”.

Para cadastrar-se na Sutaco e ter acesso aos serviços prestados pela autarquia é necessário agendar horário, pelo telefone (18) 3251 8000 ramal 8029 ou dirigir-se a Secretaria de Turismo e Cultura, que fica na Rua São Paulo nº 5-45 no Complexo Administrativo.

Os serviços aos quais os artesãos devidamente cadastrados têm direito são: comercialização, nota fiscal, microcrédito no Banco do Povo, orientação jurídica, orientação e qualificação.

Os documentos necessários para o cadastramento do artesão são: cédula de identidade (RG)- via original e cópia, CPF via original e cópia, comprovante de residência, 1 foto 2×2, colorida atual,comparecer para a entrevista munido de, no mínimo, quatro peças prontas de cada técnica de sua autoria, podendo cadastrar, no máximo, três técnicas principais, e material necessário para confeccionar um peça de cada técnica no ato do cadastramento (teste).