Hoje de manhã, às 9h, na Praça Arthur Paganozzi, todas as mamães e a comunidade podem participar do encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno, coordenado pelo programa ‘Amigos do Peito’ de Dracena. Vinte mães foram convidadas e estarão amamentando seus bebês exclusivamente no peito, demonstrando o lema do programa que diz “Quem ama amamenta”. Além das autoridades, a coordenadora e idealizadora Maria Célia Branco Borges falará das ações do ‘Amigos do Peito’ na cidade e haverá palestra com pediatra Cláudia Fabro, com orientações sobre o aleitamento materno.

Músicos da Orquestra Sinfônica Jovem de Dracena também se apresentarão no local e as pessoas poderão esclarecer as dúvidas sobre amamentação. Durante o evento, equipes estarão no semáforo colando adesivos do programa nos veículos.

Maria Célia informou que o ‘Amigos do Peito’ (criado em 29 de março de 2008) completou dois anos e quatro meses de atividades no município, atendendo cerca de 300 mães. Neste ano, 53 frequentam os cursos. Neste período, elas observam que o programa conseguiu maior participação das mães e, com isso, o aumento do aleitamento materno. “Dessa forma, estamos vendo crianças mais saudáveis, inclusive com a diminuição do índice de intolerância à lactose”, aponta a dentista.

“A amamentação na primeira meia hora após o parto é muito importante para mãe e o bebê, tanto na área afetiva, como para a apojadura (descida do leite). Além disso, diminui em 22% o índice de mortalidade infantil”, completa.

A coordenadora do programa ainda agradece aos parceiros: Prefeitura e todas as suas secretarias, Rotary Clube Imperial e Casa da Amizade, Avahu, Farmais, Fruteza, Work Publicidade, H3 Brasil Foto, imprensa, Corpo de Bombeiros, Pastoral da Criança e Unifadra. Também às enfermeiras Franciele Cangussu de Lima Volpi e Lígia Sinatura. O Rotary Imperial por meio da Casa da Amizade entrega uma bolsa com enxoval do bebê para as mães que frequentam todas as palestras do programa. A Farmais doa uma necessàire com vale brinde para todas as mães atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na Santa Casa. Os lanches ao final das palestras são da Secretaria de Assistência Social e os sucos da Fruteza.

MAMÃE NOTA 10 – Elaine Isabel de Souza Cruz Ramos, 32 anos, frequentou o programa ‘Amigos do Peito’ quando estava grávida de seu segundo filho, Fernando, que hoje tem um ano e quatro meses. O aprendizado com as palestras e o esclarecimento das dúvidas sobre amamentação tornaram muito mais fácil os cuidados do bebê e acrescentaram à experiência adquirida com a primeira filha, Laura, hoje com dez anos.

A mãe conta que na gravidez da menina ainda não existia o programa e foi aprendendo com o dia-a-dia, com a ajuda da família. “Amamentei a Laura até os dois anos, mas também dava mamadeira como complemento, porque achava que o leite era fraco. No programa, aprendi que não existe leite fraco e com o Fernando é diferente”. Elaine explica que ele não toma mamadeira, o que traz um benefício para a arcada dentária; e além do leite materno, Fernando também come todos os outros alimentos que ela oferece.

“Com a amamentação, meus filhos nunca precisaram ficar internados. O leite materno é como a primeira vacina que a criança recebe, ajudando a proteger contra gripes, infecções. É o primeiro carinho da mãe para o filho, e ainda ajuda para uma recuperação mais rápida e evita o câncer de mama”, comenta Elaine. “Acredito que o programa é muito importante para ajudar as mães a dar de mamar melhor e todas deveriam participar. É uma oportunidade para aprender e tirar dúvidas e, por isso, indico o programa para as pessoas que conheço, que têm gostado de participar”, acrescenta.

As gestantes também contam com transporte gratuito para frequentar as palestras, na sede do Rotary, e podem ganhar vários brindes e kits para o bebê.