A coleta de dados do Censo 2010 através do IBGE está num ritmo satisfatório no município. Dezesseis recenseadores entrevistaram mais de oito mil pessoas em 3.435 domicílios visitados nos 27 setores censitários, sendo 24 urbanos e três rurais, até a manhã da última quarta-feira.

Dados que a agente censitária Sylvia Aline Lima Peinado tem acreditado ser satisfatório quando comparados a municípios com o mesmo número de recenseadores. “Estamos um pouco mais adiantado” destaca.

Embora esteja contente com o desempenho do grupo, a agente detectou dois graves problemas que têm atrasado o trabalho do recenseamento em alguns bairros – resistência de alguns para responder ao questionário e dificuldade de encontrar os moradores em seus domicílios. Nestes casos deve ser aplicada a Lei Federal nº. 5.534 de 14 de novembro de 1968 que rege a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas, informa o cidadão brasileiro acerca de sua responsabilidade de ajudar o País com segurança, sabendo que toda informação fornecida terá fins exclusivamente estatísticos. Através da mesma lei, o cidadão tem garantido seu direito de sigilo estatístico.

SERVIÇO – O Posto de Coleta funciona no anexo da administração do Balneário Municipal “Frederico Platzeck” com horário de atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h, com intervalo de almoço das 12h às 13h.

O site do IBGE (www.ibge.gov.br) oferece uma série de informações de censos e pesquisas realizados nos anos anteriores.