Nesta semana, a representante do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas de Avaliação Comunitária) Tatiana Bello visitou a cidade para conhecer e acompanhar as atividades do Projeto Criança Feliz/Mudarte, assim como suas parcerias. O projeto foi um dos 14 finalistas em 2009 da 8ª edição do Prêmio Itaú Unicef – Educação & Participação, categoria 2 – Alianças Estratégicas no Território, apenas três ganharam menção honrosa.
O prêmio tem a coordenação técnica do Cenpec em parceria com a União dos Dirigentes Municipais da Educação – Undime, do Canal Futura e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Congemas. Também é apoiado pela Rede Andi Brasil, Todos pela Educação e Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed.
No ano passado, o tema escolhido do Prêmio foi “Tempos e Espaços para Aprender”, com os objetivos de contribuir para o fortalecimento das organizações que desenvolvem projetos socioeducativos e de dar visibilidade às ações de Educação Integral desenvolvidas comunitariamente.
Na segunda-feira, o prefeito Célio Rejani, a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social Darcy Rejani, a secretária municipal de Educação Irmes Mattara, o secretário municipal de Esportes e Cultura, a diretora do projeto Criança Feliz Marlene Zanardi Esteves, a psicóloga Ana Cláudia, os diretores das escolas municipais e representantes das escolas estaduais Julieta Guedes e Isac Pereira Garcez se reuniram com a representante do Cenpec Tatiana Bello na sede da secretaria municipal de Educação.
Todos os dirigentes das escolas possuem alunos participantes do projeto. Eles apontaram a melhora no rendimento escolar e no comportamento dos alunos assistidos pelo projeto, além do interesse das famílias nessa participação.
O prefeito Célio Rejani considerou que a classificação do projeto Criança Feliz/Mudarte é motivo de orgulho para o município. “É um incentivo para continuarmos investindo cada vez mais no trabalho social, que tem retorno para a sociedade”, afirmou.
Tatiana Bello ainda se reuniu com os parceiros do projeto, ontem de manhã, para saber como é a colaboração no trabalho com as crianças e adolescentes. Além de integrar as ações junto à Apae, Conselho Tutelar e escolas, o projeto também conta com apoio de empresas, da imprensa e ONG Pró Educ, que por reconhecerem os benefícios para os alunos e as famílias da cidade, ainda demonstraram o interesse de melhorar as parcerias.
O Criança Feliz/Mudarte é um projeto socioeducativo, que tem como objetivo ampliar o período de permanência do aluno no ambiente escolar oferecendo oportunidades de enriquecimento intelectual, cultural e artístico por meio das seguintes atividades: aulas de português, matemática (reforço escolar), inglês, informática, educação física, esporte, artes, música, dança e teatro.
A iniciativa procura estimular crianças e adolescentes por meio das atividades educativas, culturais e desportivas, e atuar junto às famílias para transformá-las em facilitadores do processo educativo.