Estudantes de diversas regiões do Estado chegaram a Dracena para o início das aulas da Unesp nesta semana. Só para se ter uma ideia, segundo o supervisor técnico acadêmico Everton Estevan, da lista dos 35 aprovados no último vestibular para o curso de Zootecnia apenas dois são da cidade. Os estudantes dos municípios mais próximos são de Andradina, Presidente Prudente e Araçatuba.
Com a chegada desses novos habitantes o perfil da cidade muda uma vez que ao menos por quatro anos, eles precisarão de um lugar para morar, farão compras, irão a festas, enfim movimentarão o comércio local.
“Desde que a Unesp se instalou em Dracena aumentou a demanda por kitnets e casas para repúblicas”, considera José Narciso da Conceição Gesteiro, proprietário de imobiliária. Ele ressalta que outros profissionais, que trabalham em bancos, penitenciárias e outras empresas também procuram pela locação desses imóveis uma vez que trabalham em Dracena durante a semana e voltam para as suas cidades de origem no final de semana.
Na opinião do responsável pela parte de locação da Imobiliária Stella Maris, Rony Cezar Moreira, a vinda da Unesp alavancou o setor de locação. “Estamos conversando com empresários da cidade sobre planos de novas construções”, conta.
Outro setor que é beneficiado pela chegada dos novos estudantes é o alimentício. “Durante a semana de matrícula e primeira semana de aulas o movimento no restaurante aumenta de 5 a 10%”, relata o proprietário do Restaurante Cuca Fresca, Antonio Luiz Pernomian.
O calouro Márcio Kazuaki Kishimoto, de 22 anos, veio de Campos do Jordão para estudar e morar na cidade. Como ele não conhecia a cidade preferiu ir para uma república estudantil, que ele encontrou no “Manual dos Bixos”.
O Centro Acadêmico da faculdade prepara e comercializa um kit com camisetas, adesivos, chaveiros e o manual com informações sobre repúblicas, endereços, empresas de ônibus e itinerários, roteiro de como chegar à UNESP, entre outros detalhes para auxiliar os novos alunos na cidade.
Ao lado de Márcio, a também caloura do curso de Zootecnia, Jéssica Laís Lopes é uma das alunas dracenenses. Ela foi estudante da EE 9 de Julho e integrou na UNESP através do cursinho pré-vestibular oferecido pelo campus local.
A representante docente da Comissão de Recepção dos Calouros do 2º semestre, a professora doutora Maria Luiza Poiatti frisou que até o momento tudo transcorreu normalmente, sem registro de nenhum incidente.