A segunda edição do Seminário de Cultura segue nesta quinta-feira (23/9) com o workshop “A arte das charges e o jornalismo”, ministrado pelo cartunista e jornalista Lézio Júnior, às 20 horas, no Rio Preto Automóvel Clube. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto e Academia Rio-pretense de Letras e Cultura.

O cartunista irá discutir os processos de criação da charge dentro de uma redação de jornal, além da elaboração dos outros dois tipos de desenhos, a caricatura e o cartum. Durante o workshop, Lézio fará a caricatura de uma pessoa que esteja participando do Seminário.

As três modalidades de desenho, charge, cartum e caricatura se diferem em alguns aspectos. Para a criação da charge, é necessário que o cartunista transpasse para o desenho uma situação ou fato atual; o cartum é feito a partir de um tema universal; e a caricatura é produzida de maneira que uma ou mais características da pessoa seja retratada de forma exagerada.

Para o cartunista, a charge tem um papel de extrema importância dentro do jornalismo, já que o tema escolhido sempre representa uma opinião. “O papel da charge se assemelha ao de um editorial”, comenta. Atualmente, ele trabalha com equipamentos digitais, pela necessidade de otimizar o tempo. “Uma caricatura, que demorava cerca de quatro horas para ficar pronta, em digital leva a metade do tempo”, explica.

Integrante da equipe do Diário da Região, Lézio Júnior é responsável pelas charges diárias do jornal e caricaturas. Possui trabalhos em diversos veículos de comunicação de circulação nacional, como o jornal Folha de S.Paulo e a revista Veja. Recentemente, foi premiado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, na categoria caricatura, com o desenho de Hugo Chávez, produzido manualmente.