Presidente Prudente mais uma vez é destaque em âmbito estadual. Desta vez, na área da Saúde. Na última terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu prêmio durante Fórum Estadual de Tuberculose, por apresentar qualidade e eficiência nas ações de controle da doença responsável por cerca de dois milhões de mortes em todo o mundo.
A coordenadora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) Vânia Maria Alves Silva, que recebeu a placa simbólica assim como representantes algumas cidades do Estado, conta que para a premiação foram levados em consideração sete critérios de avaliação.
Dentre estes critérios, detalha ela, aparecem os seguintes: taxa de cura maior ou igual a 85% durante ações desenvolvidas em 2009 pelo município na prevenção, controle e cura da doença; proporção de casos novos notificados; confirmação bacteriológica por exames; controle de tratamento; cobertura DOTs, isto é, tratamento supervisionado com pacientes portadores da doença; proporção de exames de contato com familiares de portadores da tuberculose; e busca ativa de sintomáticos respiratórios, que identifica, nas unidades de saúde, pessoas com tosse há mais de três semanas para diagnóstico.
“O prêmio é resultado da atuação de uma excelente equipe de profissionais que temos e que trabalham no controle da doença. São médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem comprometidos com pacientes e tratamentos, e que fazem visitas constantes nas casas dos pacientes faltosos. Se conseguimos esse prêmio, o mesmo se deve a essa equipe”, destaca.
Na soma, Prudente atingiu 15 pontos e segundo Silva, pode e tem condições de melhorar ainda mais. “Embora o município tenha recebido o prêmio, nós sabemos que temos que continuar trabalhando para melhorar nossa pontuação, haja vista que alguns critérios ainda precisam ser melhorados”, reconhece.