Andressa Alves da Silva, 16 anos, tem o sonho de ser bailarina. As aulas de dança são as que ela mais gosta e que teve oportunidade de frequentar por meio do programa AABB Comunidade, que começou no último dia 23 de agosto em Dracena. Ela conta que o pai é dançarino e, juntos, encantam a todos nos bailes em que participam. “É uma disputa para dançar com ele”, diz Andressa entre risos.

Antes de entrar para o AABB Comunidade, Andressa ficava em casa, ajudando nas tarefas diárias, sem outras atividades. “Recebi uma visita da Natalina, que falou sobre o projeto, as atividades, e decidi vir participar.

No primeiro dia foi bem divertido com a gincana e ganhamos todo o material. Estou gostando bastante, venho dois dias na semana, é um tempo para se distrair”, comenta.

A coordenadora pedagógica do programa, Natalina Chítero informou que 80 crianças e adolescentes frequentam as atividades no clube da AABB de Dracena, toda segunda, quarta e quinta-feira. Na segunda e quarta-feira, são turmas diferentes de 40 alunos cada, e na quinta-feira, todos os alunos.

Natalina disse que uma das oficinas realizadas foi a de manicure, em que uma aluna ensinava a outra, e novas estão sendo programadas de acordo com o que elas gostariam de aprender. “Haverá oficina de artesanato, de fuxicos, de trufas e outras que podem gerar renda para as alunas”, conta a coordenadora.

Na AABB, os alunos ainda utilizam as quadras para a prática de esportes como basquete, vôlei, handebol, futebol, além das piscinas para natação.

“Também passará a funcionar uma cozinha aqui no clube para alimentação dos alunos e eles ainda contarão com acompanhamento odontológico, médico e laboratorial. A relação dos alunos para os atendimentos já foi entregue”, acrescenta Natalina. Ela informou que está prevista para terça-feira (21) reunião com os pais, com o objetivo de incentivá-los a ajudar no trabalho de resgate dos filhos em conjunto com a equipe do projeto.

A proposta do programa AABB Comunidade é contribuir para o combate à evasão escolar e o resgate de crianças em situação de vulnerabilidade. São atendidas crianças e adolescentes que estudam na rede pública de ensino de Dracena. Na quarta-feira, estavam presentes no clube os professores Gustavo Xavier, Sara Bortolato e Priscila Puga.