Os 16 alunos da primeira turma de mecânica de usinagem em máquinas convencionas da Escola Senai Dracena dão sequência as peças que formarão tratores de aço em miniatura e serão entregues a cada um. Os objetos, que serão finalizados até o término do curso com duração de dois semestres, segundo o gerente regional do Senai de Presidente Prudente, Sebastião de Andrade, funcionam como metáfora do conhecimento uma vez que assim como o aço o conhecimento dura para sempre.
Além das aulas teóricas e práticas ministradas pelo professor Josué Pereira de Oliveira, os alunos já visitaram o Senai em Presidente Prudente, a Fundição Gazzani e Stoker Máquinas Agrícolas em Dracena.
O estudante que almeja ser torneiro mecânico, Henrique Sambugari conta que além de estar motivado com o curso ficou surpreso com as visitas. “Tive contato com tecnologias que nem sabia que existiam”, diz. A única aluna entre os meninos da primeira turma de mecânica de usinagem em máquinas convencionais, Daiane Teixeira está gostando das aulas e comenta que não se sente deslocada.
“Todos são companheiros e me tratam com respeito. Uma menina estudando mecânica, curso normalmente feito por homens, não deixa de ser uma forma de se quebrar preconceitos”, reflete.
Para o gerente regional do Senai de Presidente Prudente, Sebastião Roberto de Andrade, o emprego de mão-de-obra feminina na indústria é uma tendência. “Recentemente tivemos uma turma composta por 12 mulheres (no Senai de Presidente Prudente) e todas foram contratadas”, afirma. Andrade considera que de uma maneira geral o nível de empregabilidade dos alunos do Senai é alto, em Dracena, dos 16 jovens, dez já estão trabalhando. “Temos seis alunos que podem ser absorvidos pelas empresas, nossos profissionais adquirem conhecimento para trabalhar em vários segmentos industriais”, observa.
A aula já está quase no fim e os jovens começam a limpar suas máquinas e a organizar o material. “A limpeza da bancada e a organização do ferramental evita erros, desperdícios e consequentemente diminui custos, o que é interessante para o empresário numa visão macro do processo produtivo”, explica o gerente.
O secretário de Indústria Carlos Crociolli e o diretor da secretaria, Shoiti Kanezawa acompanharam a reportagem. Eles ressaltaram a existência do auditório com 62 lugares para reuniões e palestras promovidas por empresas e para o uso da comunidade em geral desde que se trate de eventos ligados as áreas comercial, empresarial ou industrial. Para isso, basta encaminhar a requisição do local por escrito à escola Senai Dracena para que seja feito agendamento.
Além disso, a escola oferece cinco novos cursos gratuitos com duração de dois meses e meio: pedreiro e assentador de tijolos (início na segunda-feira 27); pedreiro revestidor; pintor de obras; instalador hidráulico (encanador) e eletricista residencial. Os cursos serão realizados no período noturno. O convênio para funcionamento da Escola Senai em Dracena foi assinado no dia 16 de julho, pelo prefeito Célio Rejani e o gerente regional do Senai-SP, José Carlos Dalfré.
SERVIÇO: A Escola Senai Dracena está localizada na avenida Expedicionários, 260, na Vila Barros. O telefone para mais informações é 3821-2301.