A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) fará nesta quinta-feira (23) um treinamento com agentes do PSF (Programa Saúde da Família) sobre o bicho barbeiro, às 13 horas, na Fundação Educacional Araçatuba (FEA).

O treinamento dá continuidade aos trabalhos contra a Doença de Chagas, transmitida pelo bicho barbeiro. As ações já duram dez dias. Segundo a coordenadora de campo da Vigilância Sanitária Devanir Rodrigues, os insetos encontrados não estavam contaminados, porém a ação preventiva deve continuar. “Os dois bichos encontrados eram adultos e não apresentavam a doença. Mesmo assim temos que intensificar os trabalhos educativos”, alerta a coordenadora.

Para isto, os agentes controladores de vetor da Vigilância Sanitária estão fazendo visitas domiciliares, especialmente nas regiões propícias para o aparecimento do barbeiro, dando orientações à população sobre os riscos do inseto e sobre como evitar a proliferação.

A equipe de 15 agentes vai trabalhar na prevenção até o dia 30 de setembro, prazo autorizado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para combater o inseto. As ações foram intensificadas no Jardim das Oliveiras.

De acordo com a coordenadora, nos primeiros dez dias da campanha foram visitadas aproximadamente 1.300 casas. Nas visitas, os agentes informam os moradores sobre a Doença de Chagas, alertam sobre as causas e possíveis consequências. Nesta quarta-feira (22), os trabalhos acontecem no Bairro São Joaquim.

A poda de paineiras e palmeiras continua na Avenida João Arruda Brasil. A expectativa é que até o final do mês o combate aconteça também na Avenida Alcides Fagundes Chagas (avenida da Exposição) e nas praças João Pessoa, Rui Barbosa e Guanabara. A prevenção acontece neste período porque é considerado propício para o aparecimento do inseto, devido ao tempo quente, falta de umidade e ventos mais intensos.