As plantas e flores são agentes de bem-estar e alegria. Quem não se encanta diante de um vaso ou diante de um jardim, mesmo que seja uma floreira no peitoril de uma janela.

Uma das plantas mais fáceis de cultivar é a violeta; quando a planta floresce, as flores duram bastante tempo.

A espécie mais conhecida é “violeta africana”, geralmente comercializada em vasos pequenos, já que as suas raízes são curtas. No ano passado foi lançada na Expoflora, a maior festa das flores da América Latina que acontece todos os anos em Holambra (SP) nesta época do ano, a violeta “My Love”, tão cheia de graça e cores que acabou conquistando milhares de fãs; também é de fácil cultivo.

Para se ter sucesso com as violetas o segredo é mantê-las em local bem iluminado, mas não diretamente sob os raios de sol. Estas graciosas plantinhas precisam da companhia de outras de sua espécie, por isso diz a lenda que você jamais deve deixar um vaso sozinho, por isso vai a dica.

Pegue um vaso de boca larga, não precisa ser muito fundo, ponha substrato e plante ali violetas de várias cores. Use a imaginação e mescle de modo harmonioso. Você terá um belíssimo arranjo. O mesmo pode ser feito numa floreira.

Para multiplicar os vasos não tem muito segredo. Assim, quem tem três vasos, logo poderá ter seis ou mais.

Veja as dicas

– Deixe o solo secar um pouco, antes de dividir a planta.
– Remova a planta do vaso e gentil, mas firmemente, divida-a em partes, mas assegurando-se de que cada parte tenha algumas raízes.
– Instale as mudas individualmente em vasos de 6 a 7 centímetros e regue moderadamente nas primeiras semanas.

– Mantenha as novas plantinhas longe da luz direta do sol, mas em lugar bem iluminado.
– Não demora muito e elas começam a florescer.
Existe ainda uma outra maneira de fazer mudinhas das violetas, é usando as folhas. Faça assim:

– Escolha as folhas de tamanho médio, maduras, mas não velhas. Corte-as da planta mãe, deixando um cabinho de 3 a 5 centímetros.
– Coloque água num copo e prenda um pedaço de papel alumínio ou plástico na boca do mesmo.

– Faça um buraquinho no alumínio ou no plástico e enfie a folha, de modo que parte do cabo fique mergulhado na água.

– Durante a primeira semana você vai notar que a ponta do cabinho começa a engrossar, na segunda semana aparece uma raiz pequena e fininha. Depois as raízes começam a se desenvolver.

– Demora um tempo para aparecerem novas folhinhas. Mais de 10 semanas. Quando as novas folhinhas aparecerem, você pode tirar um pedaço da folha-mãe. Assim que as folhinhas tiverem com cerca de 3 centímetros, você pode colocar a muda no vasinho.
Quando regar, cuide para não encharcar muito o vaso, procure molhar apenas a terra. Se molhar demais, a planta “mela” e morre.

Lembre-se de que mensalmente é preciso colocar adubo (específico para violeta) na água em que vai molhar as suas violetas. Mas cuidado, use o adubo na quantidade indicada na embalagem, caso contrário você poderá matar as suas plantinhas.

E falando em plantas, se você quer atrair beija-flores e borboletas, plante hibisco, brinco de princesa, camarão vermelho e amarelo, tajetes, e lantana.