Apesar de a empresa de aviação Webjet informar que os seus voos foram normalizados na manhã de hoje (28), a situação no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ainda está tumultuada. Esta manhã, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), pelo menos 12 voos da companhia foram cancelados até as 8h45. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ontem (27) a empresa havia cancelado, até as 14h, cerca de 47,2% dos voos.
Em nota, a Webjet informou que os cancelamentos e atrasos foram causados pelo crescimento da procura de passageiros neste mês. Com isso, a empresa teve que diminuir o número de voos para cumprir a legislação que estabelece a jornada diária de trabalho dos aeronautas. Ainda segundo a empresa, os passageiros foram avisados com antecedência para que pudessem optar por serem realocados em voos de outras empresas ou serem reembolsados.
A média de atraso dos voos hoje (28) chega a uma hora e os dois cancelamentos da manhã já tiveram seus realocamentos confirmados, informou um funcionário da empresa no Aeroporto Santos Dumont.
O passageiro José Faro, de 34 anos, disse que chegará atrasado em seu compromisso em Belo Horizonte. O pesquisador afirma que foi avisado do cancelamento do voo no momento do embarque e que foi realocado em um voo da empresa Gol, quase três horas depois. Ele conta que essa não é a primeira vez que tem problemas com a Webjet. No mês passado, em um voo pela mesma empresa, Faro teve de esperar por mais de cinco horas para poder embarcar. Segundo ele, a empresa está deixando tanto funcionários quanto clientes insatisfeitos.
“A reclamação dos funcionários é de que o ritmo de contratação não acompanha o ritmo de voos e, com isso, vai chegando perto do fim do mês os funcionários já cumpriram escala e não tem tripulação suficiente para o voo. Eu cheguei hoje de manhã para o voo de 7h58 e agora estou aguardando confirmação de que eu vou sair no voo de 11h06 pela Gol”, destacou o passageiro.
A Anac suspendeu a venda de bilhetes da companhia Webjet nos voos programados até a próxima sexta-feira (1º). Em nota, a Anac afirma que acompanha a evolução do índice de voos cancelados pela empresa, que chegou a 9,7% na última semana. A agência informou ainda que medidas mais severas poderão ser tomadas ao longo da semana se a situação não for solucionada pela empresa. Em junho, a Webjet foi autuada pela Anac em R$ 225 mil por ter excedido a carga horária da tripulação.