A ameaça contra o Reino Unido de grupos terroristas republicanos opostos ao processo de paz na Irlanda do Norte aumentou de “moderado” para “substancial”, o que implica que a probabilidade de sofrer um atentando é “sólida”, segundo afirmou hoje a ministra de Interior britânica, Theresa Mai.

Para chegar a estas conclusões, a titular da pasta explicou que tinham sido levadas em conta “uma ampla série de fatores, que incluem o propósito e as capacidades dos grupos terroristas”.

Trata-se da primeira vez que se torna pública a avaliação deste nível de ameaça ao Reino Unido por parte de grupos republicanos dissidentes do desarmado IRA (Exército Republicano Irlandês) e a divulgação destes dados, segundo Theresa, que explicou que isto foi feito “no interesse da transparência e para encorajar as pessoas a permanecerem em alerta”.

“A primeira e mais importante tarefa de um Governo é a proteção e a segurança dos britânicos”, apontou a ministra, lembrando que o Governo foi “consistente” na hora de assinalar que a ameaça ao Reino Unido por parte destes grupos terroristas é “real e grave”.

“O que queremos é manter as pessoas alertas, mas não alarmadas e pediríamos ao público que denunciasse à Polícia e aos serviços de segurança qualquer atividade suspeita”, disse.