No dia 29 de agosto, a Bamuj – Banda Musical Municipal de Junqueirópolis participou do 1º Campeonato Interestadual de Pereira Barreto, alcançando o 1º lugar para o corpo musical, 1º lugar para corpo coreográfico e 3º lugar para baliza, competindo pela segunda vez em sua mais nova categoria como “Banda Marcial”, que contou com 12 de corpo coreográfico, 15 de comissão de frente, uma baliza, um mor e 40 de corpo musical.

Além dos troféus, o corpo musical ganhou R$ 1.500, e o corpo coreográfico R$ 200, pelas suas classificações.
A Bamuj competiu com as bandas marciais de Ouro Verde, Osvaldo Cruz e Campos do Jordão.

A banda de Junqueirópolis foi fundada em 13 de março de 2004 pelo atual maestro Alan Junio Barizoni, começando apenas com 15 músicos, no Programa Escola da Família da Escola Estadual Idene Rodrigues dos Santos. Com todo esforço e trabalho a banda demonstrou grande crescimento, após um ano de existência a coreógrafa Denise Aragão e ex-baliza inseriu o corpo coreográfico e a comissão de frente.

No início do ano de 2006, a Prefeitura, através do prefeito Osmar Pinatto, e também do secretário da Educação e Cultura José Henrique Rossi, tomou a iniciativa de apoiar com recursos públicos, para que o projeto tivesse maior vigor, tornando-se assim a Banda Musical Municipal de Junqueirópolis.

Em 2007, a banda iniciou as suas participações em campeonatos, como o Campeonato Estadual, organizado pela Ocifaban (Associação Paulista de Fanfarras e Bandas) conquistando o título de Campeã Estadual, e o Campeonato Nacional, organizada pela CNBF (Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras) conquistando o título de vice-campeã nacional, consagrando-se a 2ª melhor banda do Brasil em sua categoria.

Atualmente, a banda atua com 144 componentes, sendo: 90 de corpo musical, 22 de corpo coreográfico, 15 de comissão de frente, seis balizas, um mor comandante e 10 de equipe de apoio, sendo comandada pelo maestro regente Alan Junio Barizoni e pela coreógrafa Denise Aragão.

A Bamuj agradece a todos os pais, munícipes e a Prefeitura que apoiaram para que esta conquista fosse possível.