Os governos brasileiro e britânico estudam uma parceria para ajudar países pobres, sobretudo da África Ocidental. As informações foram divulgadas hoje (21) pelo diretor de Relações Internacionais do Ministério para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, Anthony Smith.
“Não vamos assinar nada hoje, mas vamos conversar”, disse sobre a reunião do Diálogo Econômico de Alto Nível Brasil-Reino Unido, promovida hoje em Brasília. Em pauta, temas como G20, Rodada Doha e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Durante café da manhã com jornalistas, Smith explicou que o Reino Unido não tem um programa de auxílio ao Brasil, mas que quer trabalhar com o governo brasileiro para ajudar países como Moçambique. “O governo brasileiro sabe que tem um papel importante [no cenário mundial] e está interessado em fazer mais pelos pobres.”
Segundo o representante britânico, países subdesenvolvidos veem o Brasil como “uma história de sucesso”. Ele lembrou que apenas fundos e ajuda humanitária não são capazes de acabar com a pobreza no mundo e que o exemplo brasileiro de estabilidade econômica associada a programas sociais deve ser duplicado.
“Os países pobres têm economia instável, crescimento negativo e altos níveis de desigualdade. Um país como o Brasil tem muitas experiências para compartilhar. Todos temos o que compartilhar”, reforçou.