O Brasil precisa estar preparado para crescer e enfrentar crises também na área do turismo. Para o diretor do departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo do Ministério do Turismo, José Augusto Guedes Falcão, é preciso debater alguns temas – como as fortes chuvas que atingiram Angra dos Reis no início deste ano – e preparar o país para grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
De acordo com o diretor, que participa do Seminário das Américas sobre Gestão de Riscos e Crises no Setor do Turismo, o debate é muito importante para o crescimento do turismo em todos os aspectos, principalmente para a antecipação de medidas que minimizem os impactos de uma crise. Ainda segundo ele, a interação com outros países irá proporcionar uma saudável troca de experiências. As soluções adotadas em casos de crise, entretanto, serão feitas de acordo com a realidade de cada país.
“O Brasil é um país privilegiado por não ter problemas maiores com terrorismo, grandes conflitos políticos ou furacões e terremotos, somente problemas relacionados a excesso ou falta de chuvas, o que é um ponto que tem afetado bastante o turismo”, disse em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM.
Falcão lembrou ainda das intensas queimadas que atingem as regiões Centro-Oeste e Norte do país e atrapalham o turismo. Segundo ele, os focos de incêndio precisam ser monitorados para controle mais efetivo de situações críticas.