A Secretaria de Assistência Social por meio do Centro Especializado de Assistência Social (Creas) promove o projeto de Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, com base na Lei no 11.340/2006 – Lei Maria da Penha. Segundo a coordenadora do Creas – Família e Individuo Simone Duran Martinez, o trabalho tem como objetivo prevenir, proteger e erradicar a violência doméstica contra a mulher.
De acordo com Simone, o projeto irá promover ações articuladas, para que os cidadãos possam repensar e refletir sobre o tema. Ela adianta que o projeto deve culminar na realização do Fórum Territorial do Pontal do Paranapanema de Defesa da mulher, no dia 10 de novembro, ainda sem local confirmado. O evento deve reunir representantes de 32 municípios do Pontal do Paranapanema e contar com participação da advogada e militante feminista Maria Amélia de Almeida Teles.
As ações do projeto tem início com a capacitação dos profissionais que atuam com a violência contra a mulher no município, nos dias 13, 14 e 27 de outubro e no dia 3 de novembro,no período das 8h às 17h no auditório do Senac .A capacitação será direciona para os membros da Polícia Militar, Delegacia da Mulher, Ministério Público, Poder Judiciário, Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, escolas públicas, Creas e Ongs.
Conforme Simone, as capacitações serão participativas, com situações apresentadas para a discussão, técnicas de solução de conflito, vídeos, etc. “Trata-se de uma forma de habilitar profissionais para uma nova abordagem de atendimento nos casos de violência contra a mulher; para oferecer um atendimento de melhor qualidade, aprimorar estratégias de prevenção e dinamizar a identificação e encaminhamento de casos contribuindo com a democratização das políticas públicas”, explica.
Segundo ela, no dia 16 de outubro será desenvolvida uma Oficina de Hip Hop, que traz o enfoque na violência contra a mulher. A ação irá ocorrer às 14h no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Augusto de Paula. No dia 5 de novembro das 8h às 12h o Centro Cultural Matarazzo irá sediar o Seminário para Jovens e adolescentes dos projetos sociais do município com o tema: ‘Conhecendo Direitos e Mecanismos para o Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres’. Com a presença do militante de movimentos sociais Paulo Enrico Rocha.
Já nos dias 3, 4, 17 e 18 de novembro serão realizadas oficinas de informação, orientação e reflexão sobre a violência doméstica. A atividade irá ocorrer às 19h no Cras Augusto de Paula, sendo direcionada aos moradores do bairro e adjacências. “As oficinas tem como objetivo proporcionar a integração e o fortalecimento entre as participantes, motivando, também, a continuidade ao processo e busca de alternativas para superação da situação de violência”, resume Simone.
As Oficinas temáticas no Cras Augusto de Paula serão feitas em três módulos, com duração de suas horas cada encontro, sendo trabalhados os seguintes temas: Gênero e Papéis Sexuais; Violência Doméstica e Aspectos Jurídicos; Relacionamento Conjugal e auto-estima e outros que julgarem necessários.
Serviço: O Creas – Serviço de Proteção especial a indivíduos e famílias em situação de violência fica na avenida Washington Luiz, 1607, 1º andar (ao lado do Banco do Brasil). Mais informações através telefone: (18) 3222 4696.