A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, segue na liderança da disputa pelas intenções de voto para as eleições de outubro, de acordo com uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira.
Segundo o levantamento, Dilma tem 51% das intenções, contra 27% do candidato do PSDB, José Serra.
A candidata do Partido Verde, Marina Silva, aparece com 11%. Os outros candidatos não pontuaram.
De acordo com o Datafolha, 4% dos entrevistados disseram que votarão em branco ou nulo e outros 7% estão indecisos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Levando-se em conta os votos válidos, Dilma poderia vencer as eleições já no primeiro turno, segundo o instituto.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, após a divulgação de denúncias sobre a quebra de sigilo fiscal de pessoas ligadas a José Serra e a respeito de suposto tráfico de influência envolvendo o filho da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra.
Foram entrevistados 11.784 eleitores em 423 cidades. O levantamento está registrado no TSE sob o número 30014/2010.
Estabilidade
Os dados da pesquisa divulgada nesta quinta-feira mostram um cenário de estabilidade em relação ao levantamento anterior do instituto, realizado entre os dias 8 e 9 de setembro.
Dilma oscilou um ponto para cima, dentro da margem de erro, passando de 50% para 51%. Já Serra manteve 27% e Marina 11% das intenções.
Na terça-feira, uma pesquisa divulgada pelo instituto Sensus mostrava um cenário semelhante.
A representante do PT tinha 50,5% das intenções de voto, contra 26,4% de José Serra e 8,9% de Marina Silva.
Na última sexta-feira, o Ibope também registrava vantagem do PT. Dilma tinha 51% da preferência e Serra, 27%.Já a candidata do PV, Marina Silva, aparecia com 8%.