Uma comissão especial da Assembleia Legislativa do Amapá vai analisar o pedido de impeachment do governador do estado, Pedro Paulo Dias. O pedido foi protocolado hoje (14) de manhã pelos deputados estaduais Joel Banha (PT), Ruy Smith (PSB) e Camilo Capiberibe (PSB), que concorre ao governo do estado.

Segundo a coordenadoria da Assembleia Legislativa, o pedido foi encaminhado à comissão pelo presidente da casa, deputado Jorge Amanajás (PSDB), interrogado coercitivamente pela Polícia Federal durante a Operação Mãos Limpas. O pedido de impeachment será analisado até o fim desta semana e deve ser votado em plenário na próxima segunda-feira (20).

O governador está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília desde a última sexta-feira (10), junto com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Júlio de Miranda Coelho. As outras 16 pessoas envolvidas estão no presídio da Papuda, também no Distrito Federal. Todos são acusados de integrar um esquema criminoso de desvio de verbas públicas.