Hoje (30) é o último dia para os eleitores que perderam ou tiveram o título extraviado retirem a 2ª via do documento. O prazo para os cartórios eleitorais emitirem as cópias já foi prorrogado uma vez pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A partir de amanhã (1º), as 13 escolas de Dracena e duas de Ouro Verde, que compõem os locais de votação da 149ª Zona – SP começam a ser preparadas para as eleições 2010.
De acordo com Moacir Auresco, chefe do Cartório Eleitoral de Dracena, amanhã ocorre a limpeza das salas e organização das carteiras pelos funcionários das escolas.
No sábado de manhã é a vez dos funcionários do Cartório Eleitoral se dirigir aos locais com as urnas, cabines e folhetos. Após a organização, as seções são trancadas e lacradas. O policiamento é feito até domingo com troca de turnos.
Os 510 mesários podem comparecer as suas respectivas seções a partir das 6h30 e os eleitores podem entrar nos locais de votação a partir das 7h30, mas apenas para formar filas. A votação tem início oficialmente em todo o País às 8h, com término às 17h. Auresco orienta os eleitores a levarem “cola” com os números dos candidatos para facilitar o processo. “Como são seis candidatos é difícil memorizar todos os números”, diz. Os eleitores podem retirar um exemplo de “cola” para colocar o número de seus candidatos. O rascunho apresenta os espaços na mesma ordem de votação das urnas e está disponível no Cartório Eleitoral. Este ano, os eleitores digitarão 19 caracteres para escolher deputado estadual, deputado federal, dois senadores governador e presidente.
O chefe do Cartório explicou que no domingo (3 de outubro) haverá duas seções de justificativas para quem estiver fora de seu domicílio eleitoral. De acordo com determinação da Justiça Eleitoral local, uma será na sede do Cartório Eleitoral de Dracena e a segunda, no Posto de Atendimento do Cartório Eleitoral em Ouro Verde, ambas funcionarão das 8h às 17h. O eleitor deverá levar seu título de eleitor e preencher o formulário.
Este ano, pela primeira vez, na hora de votar, o eleitor deverá apresentar obrigatoriamente o título e documento oficial com foto. A votação termina às 17h, mas Auresco informou que se os eleitores ainda estiverem na fila poderão voltar após o horário do encerramento, para isso receberão senhas.
Auresco considerou que os partidos políticos locais têm direito à ampla fiscalização, mas desde que estejam cadastrados junto à Justiça Eleitoral. Cada partido tem direito a dois fiscais por seção eleitoral e dois delegados do partido por município. Apenas um fiscal do mesmo partido pode permanecer dentro da seção por vez, os dois fiscais do mesmo partido não podem permanecer na mesma seção no mesmo momento é necessário que um saia e o outro entre. Em Dracena, existem 85 seções eleitorais, portanto cada partido pode disponibilizar no máximo 170 fiscais e dois delegados, ou seja, 172 pessoas cadastradas. Os partidos deveriam ter enviado a lista com a relação de nomes e os crachás (com nome e sigla do respectivo partido) para o Cartório Eleitoral até ontem (29), para o cadastro na Justiça Eleitoral local e visto do juiz eleitoral Fabiano da Silva Moreno. Segundo determinação só poderão adentrar nas seções fiscais cadastrados e com crachás vistados pelo juiz.
Em Dracena, no domingo, 30.804 eleitores comparecerão as 85 seções eleitorais dispostas nos 13 locais de votação – Colégio Objetivo; E.E. Eng.º Isac Pereira Garcez; E.E. Profº. Julieta Guedes de Mendonça; E.E. 9 de Julho; Emefi Guilherme Tammerik; Emefi João Milan Barbosa; Emefi João Vendramini; Emefi Profº. Moacir Simardi; Emefi Prof.º Sérgio Liberatti; Emefi Prof.º Waldomiro Machado e Emefi Prof.º Luiza Rossa Ribeiro. Nas escolas, as aulas ocorrerão somente no período da manhã.
SERVIÇO – O Cartório Eleitoral está localizado à av. Expedicionários, 1.381. O telefone é: 3821-5920.