A entidade que comanda a Fórmula 1 investiga como o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, fez uma largada falsa no Grande Prêmio da Bélgica, no fim de semana passado, sem que nenhum fiscal da prova ou equipe adversária percebesse.

Uma porta-voz da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) acrescentou, no entanto, que não há possibilidade de o brasileiro perder a quarta colocação conseguida em Spa.

Imagens feitas da plateia e colocadas na Internet após a corrida mostraram claramente que a frente do carro de Massa estava posicionada fora da linha que delimita a posição dos carros.

Caso isso tivesse sido notado, o piloto, que largou em sexto, teria de cumprir uma punição durante a prova.

“O problema não foi levado à atenção do diretor de prova da FIA, nem pelos fiscais nem pelo sistema de detecção a tempo de tomar as medidas cabíveis.”

“Como nenhuma outra informação ou reclamações oficiais foram recebidas após a publicação dos resultados oficiais na noite de domingo, a classificação do Grande Prêmio da Bélgica ficará agora inalterada.”

“A FIA está investigando as causas da aparente falha na comunicação com o controle de prova para garantir que o episódio não se repita.

Um porta-voz da Ferrari disse que só poderia comentar sobre o resultado da prova, que é oficial.