No sábado (11) à tarde, um incêndio destruiu o local destinado a área verde do loteamento residencial Frei Moacir I em Dracena. Foram queimados 15 mil metros quadrados de arborização e de gramíneas existentes no local.
Uma moradora das proximidades disse que estava na casa dela quando foi avisada pelo marido que a área estava pegando fogo. Ela contou que pegou uma mangueira e apagou o fogo que estava próximo a casa onde mora e que populares também a ajudaram.
De acordo com a mulher, tudo aconteceu muito rápido e não deu tempo de ver o que teria provocado o incêndio. “Assustamos-nos muito, porque o fogo subiu rápido”, comentou.
Antenor José de Oliveira Filho, gerente de obras da empresa proprietária do loteamento esteve domingo de manhã no Plantão Central da Polícia Civil registrando boletim de ocorrência sobre o incêndio. Ele esteve ontem à tarde com a reportagem no local dos fatos, mostrando todo o estrago.
Antenor disse ainda que além das condições climáticas tudo indica que o incêndio não aconteceu por acaso, mas sim um ato de vandalismo. “É um crime onde queimou árvores que há cerca de três anos vinham sendo conservadas, além das gramíneas podadas recentemente, considero um prejuízo muito grande para o meio ambiente. Aqui era uma área oficial e destinada para área verde de acordo com a aprovação do loteamento. É lamentável”, disse Antenor.
O Corpo de Bombeiros também esteve na área e extinguiu o fogo.
O boletim de ocorrências foi elaborado pela polícia como contravenção contra o meio ambiente de acordo com a lei nº 4.771 do Código Florestal.