Uma reunião, ocorrida nesta quarta-feira (29) no Posto de Coleta de Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em Presidente Venceslau, apresentou os trabalhos que estão sendo feitos pelo Censo 2010 no município.

Até aquele momento, tinham sido recenseados 36.226 munícipes e visitadas 12.285 residências. “Já concluímos 90% dos trabalhos”, informou José Aldo Barreto, coordenador de subárea do IBGE em Presidente Venceslau. De acordo com Barreto, resta ainda a conclusão de sete setores urbanos e outros três rurais.

Os dados preliminares do Censo apontam um ligeiro crescimento populacional em Venceslau, no entanto, o número seria, conforme Barreto, “pouco expressivo”. Dados do Censo 2007 conferem ao município 37.155 habitantes.

Já os dados referentes à escolaridade, faixa social e econômica, estado civil, taxa de fecundidade, faixas etárias, orientação religiosa e demais informações demográficas serão divulgados apenas com a finalização dos trabalhos, quando as informações colhidas forem tabuladas.

A reunião promovida pelo comando do Censo no município foi acompanhada pelo prefeito Ernane Erbella e pelo diretor administrativo da Prefeitura, Mauro Freitas, além dos vereadores Nilson Scalon e João Paulo Arfelli Rondó, representantes do IBGE e populares.

A expectativa do prefeito venceslauense é que a população ultrapasse os 37.357 habitantes. O número desejado corresponde ao mínimo considerado pelo Tribunal de Contas da União para que se pratique o percentual de 1.8% na destinação de recursos do FPM (Fundo de Participação do Município), repassados pelo Governo Federal. Por ter o número populacional inferior, atualmente Venceslau enquadra-se na tabela de repasse de 1.6% de FPM. “Acreditamos chegar aos 37.357 habitantes para que o município possa receber mais verbas da União e assim, revertermos o dinheiro em obras e melhorias para a população”, planeja Erbella.

Alerta do IBGE

A coleta de dados do Censo encerra-se no dia 11 de outubro e o IBGE local faz um alerta aos que ainda não responderam ao questionário para entrarem em contato com o Posto de Coleta de Dados.
“Contabilizamos mais de 300 residências nas quais não havia ninguém para responder ao questionário no momento em que o recenseador coletava os dados em seu setor de trabalho”, disse Barreto. “Aqueles que ainda não foram recenseados, peço que liguem para os telefones 3272-2725 ou 3271-2518 para que possamos providenciar a coleta dos dados”, conclama o responsável pelo IBGE local.

O prefeito Erbella reforça o pedido do IBGE e ressalta sobre a importância dos cidadãos em responderem ao Censo. “Participar da pesquisa [do Censo] é de extrema importância para o desenvolvimento de nosso município, estado e país, uma vez que assuntos importantes envolvendo o planejamento da cidade, como investimentos em educação, saneamento, infraestrutura, entre outros, são definidos com base nestes dados coletados”, explica Erbella.