José Barbosa, morador tradicional de Dracena faleceu na quinta-feira (16), à noite. Ele passava por tratamento de câncer há anos e estava internado na UTI da Santa Casa local. O sepultamento aconteceu ontem (17), à tarde, no cemitério municipal. O corpo foi velado na Igreja Presbiteriana. O prefeito Célio Rejani decretou luto oficial no município, por três dias, em razão da morte de José Barbosa.
Ele completou 88 anos de idade, no dia 27 de julho e se orgulhava muito de pertencer a uma família numerosa, entre eles, 16 bisnetos. Sr. Barbosa como a maioria o conhecia nasceu em Conchas (SP) no dia 27 de julho de 1922. Foi casado durante 45 anos com dona Carmela (já falecida), com quem teve quatro filhos – José (Zito), Maude, Carmelina e Suely. Há 15 anos, Barbosa era casado com Eunice Marinho, mãe de Simone, Vanessa e Evandro.
A filha Carmelina faleceu em 1996, após se envolver num acidente automobilístico, por pertencer a equipe da Escola Técnica Estadual de Dracena (Colégio Agrícola), foi dado o nome dela ‘Prof.ª Carmelina Barbosa’ a unidade.
Quando o sr. Barbosa completou 80 anos, o Jornal Regional o homenageou com matéria contanto a história de sua vida no 2º Caderno (edição do dia 21 de julho de 2002). Na ocasião ele contou que nasceu em uma família presbiteriana, dos 10 aos 20 anos passou por várias atividades, sendo todas de trabalho braçal. Sr. Barbosa relatou que começou como saqueiro na Votorantim, empresa algodoeira em Conchas, chegando à gerência.
Em Dracena, ele e a família chegaram à data de 6 de janeiro de 1954. Ele tinha 32 anos, e veio porque a Votorantim havia sido vendida a Volkart, especializada no beneficiamento e exportação de algodão. Na Volkart foram 20 anos de trabalho, e sr. Barbosa foi o seu último gerente, quando ela fechou no Brasil, em 1972. Depois trabalhou por mais cinco anos na Yoshioka-Mitsui (Café Brasileiro).
O são-paulino José Barbosa colecionou muitos amigos em Dracena e cidades da região; gostava de escrever poesias e contar piadas, alegrando várias vezes confraternizações de aniversários do Jornal Regional. Nos últimos meses de vida, ele esteve algumas vezes passando pelo Jornal, mesmo de bengala e já bem debilitado, acompanhado da esposa Eunice, deixou sua mensagem de alegria, pois lutava muito para continuar a viver.
No Jornal Regional ele está desde a sua fundação (há 21 anos). Antes ele integrava a equipe do O Regional, do ex-prefeito Paulo Tahara.
O saudoso colega de trabalho ainda ocupou cargos diversos na comunidade local, entre eles, fez parte da Santa Casa, foi rotariano por mais de 20 anos passando pela presidência do clube (Rotary Dracena), ex-funcionário da Prefeitura de Dracena, foi um dos fundadores do Esporte Clube Sabatista e da Igreja Presbiteriana local, onde obteve o título de presbítero emérito, ainda foi secretário da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap) por duas vezes, na gestão dos ex-prefeitos Paulo Tahara e José Cláudio Grando.
Aos familiares, os nossos sinceros votos de sentimentos.