Moradores de vários bairros de Dracena têm entrado em contato com a equipe do Jornal e Portal Regional para reclamar sobre pernilongos, que estão incomodando a população. A reportagem falou com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Basso sobre o assunto e segundo ele, as providências necessárias já estão sendo tomadas há quatro meses. “A Prefeitura disponibiliza um trator com pulverizador, que circula pelos bairros da cidade”, afirma.

Basso explica que o veneno pulverizado nas bocas de lobo é o Fendona, autorizado pelo Ministério da Saúde e tem efeito por 30 dias com fixante. Este veneno além de matar o pernilongo comum mata o Aedes aegypti (dengue) e o mosquito palha (leishmaniose). Já o veneno biológico (Abeit) é pulverizado nas galerias e nascentes de córregos, também autorizado pelo Ministério da Saúde e é larvicida. Ambos são produtos novos.

O trabalho é feito no sentido de combater os focos de proliferação dos pernilongos. O secretário relata que esta semana o trator está nos bairros Jardim Brasilândia, São Francisco, Jardim Kennedy e adjacências.

Basso comentou ainda que em razão da estiagem prolongada o combate fica mais difícil e orientou para que as pessoas recolham as folhas e coloquem em sacos, não as jogando nos bueiros e também não as deixando na beira das estradas.