O município de Dracena conta com 300 vagas para o Programa Ação Jovem, porém todas foram preenchidas, há uma lista de espera com mais de 40 cadastros para inclusão. Os atendimentos para o Cadastro do Programa Ação Jovem são realizados na Secretaria Municipal de Assistência Social, na terça-feira e quarta-feira das 7h30 às 11h, é necessário trazer cópia dos documentos pessoais da família, comprovante de endereço e de renda, declaração de matrícula escolar e declaração de participação em curso. A responsável pelo programa é a Assistente Social, Edilene Rodrigues
O Programa Ação Jovem do Governo Estadual, tem o objetivo de promover a inclusão social de jovens de 15 a 24 anos pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda per capita mensal de até meio salário-mínimo nacional, mediante a transferência direta de renda para estimular a conclusão da escolaridade básica (ensino fundamental e médio) e favorecer a iniciação no mercado de trabalho.

O jovem participante do programa recebe R$ 80, mensais, podendo permanecer até o período de três anos, desde que atenda as seguintes condicionalidades: frequência escolar mínima de 75%; aprovação escolar, de acordo com o sistema de ensino em que está matriculado; frequência mínima de 75% nas atividades complementares oferecidas pelo município; comprovação de consultas pré-natal, caso seja gestante.

RENDA CIDADÃ – O município de Dracena possui 383 vagas, porém no momento todas estão preenchidas, há uma lista de espera de mais de 20 famílias para serem incluídas no programa. O cadastro de espera para nova inclusão no programa é feita de 3ª e 5ª feira das 7h30 às 11h, na Secretaria Assistência e na 4ª feira no CRAS Brasilândia das 7h30 às 11h, com a assistente social Elisandra.

É necessário xérox dos documentos pessoais de todos da família, do comprovante de endereço, carteira de vacinação de filhos de (0 a 6 anos ) e boletim escolar de filhos acima de 7 anos de idade.

As ações complementares do Renda Cidadã são serviço sócio educativo: encontros mensais com famílias abordando temas concernentes a educação de filhos, saúde, auto-estima, cidadania, mercado de trabalho. Apoio e formação e a capacitação: no momento estão sendo realizados os seguintes cursos profissionalizantes nas três áreas de abrangência do Renda Cidadã (bairro Metrópole, Vila Barros e Jd. Brasilândia). Manicuro e pedicuro – bairro Metrópole (av. Alcides Chacon Couto, 1393, antigo CSU) com a participação de 14 famílias e na Vila Barros (INA – rua Princesa Isabel, 203) com a participação de 20 famílias.

Nesta área de abrangência também esta sendo realizado curso de cabeleireiro com a participação de 20 famílias. Complementando a Renda: visa promover condições para que a família se emancipe através de atividades que promovam sustentabilidade, possibilitando uma oportunidade para que vivam com seus próprios recursos.

Estão sendo realizados cursos de produção de doces e salgados, sendo que na área de abrangência da Vila Barros está ocorrendo a participação de uma média de 12 famílias.

As famílias beneficiadas pelo programa na área de abrangência do Jd. Brasilândia estão realizando os cursos disponíveis no CRAS (rua Machado de Assis, 346), tais como: Vagonite, manicuro e pedicuro, cabeleireiro, confecção de salgados e bolachinhas, crochê, biscuit, pintura, decoupagem, tear e fuxico.

Existe previsão de realização dos seguintes cursos: panificação, produção de material de limpeza, secretariado, informática, corte e costura, estética, pintura e bordado em pedraria, conforme o interesse dos beneficiados do programa.

O Renda Cidadã é um programa do governo do estado de São Paulo, de transferência de renda, que tem por objetivo atender famílias em situação de pobreza. Segundo a resolução SEADS de 29 de junho deste ano as famílias para serem incluídas devem ter renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até ½ salário mínimo nacional e pode receber o Bolsa Família e Ação Jovem. A família incluída no programa Renda Cidadã recebe R$ 80, por um período de até três anos. Mas para permanecer por três anos a família necessita participar das ações complementares que são reuniões sócio-educativo mensais; apresentar frequência escolar e vacinação dos filhos a cada bimestre e participar dos cursos profissionalizantes e de geração de renda.