O Polo do Projeto Guri de Osvaldo Cruz, em parceria com a Prefeitura e a secretaria de Cultura locais, abre nova turma no período matutino a partir da próxima terça-feira, 5 de outubro, para atender aos alunos que estudam à tarde.
Atualmente o polo atende a 167 alunos com turmas apenas no período da tarde e a ampliação do atendimento pela manhã abre possibilidades de que crianças e adolescentes interessados em cursos musicais, mas que não tinham possibilidade de frequentar o projeto por estudarem no mesmo horário dos cursos, agora possam participar.
“Os cursos oferecidos pela manhã serão os mesmos da tarde que são: flauta transversal, clarinete, saxofone, percussão, trombone, trompete, violão e coral infantil”, comenta a coordenadora do Projeto Guri de Osvaldo Cruz, Carla Cristina Simões.
São 50 vagas para a nova turma. A idade exigida pelo projeto para a prática de instrumentos é de oito a 18 anos incompletos e para o coral infantil é de seis a oito anos.
Matrícula
Para efetuar matrícula, os interessados devem comparecer acompanhados de seus responsáveis na sede do Projeto Guri, no Centro Cultural Maria da Conceição de Arruda Villaça (rua Rodolfo Zaros, 122), com xerox da certidão de nascimento ou do documento de identidade (RG) e da declaração escolar, que comprova a matrícula e a frequência do aluno em alguma escola de ensino regular.
“Todos os cursos oferecidos são gratuitos e não é necessário ter instrumentos próprios”, lembra a coordenadora.
As aulas da nova turma começam na próxima terça-feira, 5, das 9h às 11h.
Para o secretário municipal de Cultura, Olavo Morales Garcia, a abertura da nova turma e ampliação do atendimento é uma grande conquista para as crianças e adolescentes da cidade.
“Este é um projeto de alto gabarito, todos os professores são muito bem selecionados e aproveitamos a oportunidade para convocar a população que tem crianças e adolescentes de seis a 18 anos incompletos para que venham conhecer o Projeto Guri”, salienta o secretário.
O projeto
Segundo informações da Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), o Guri existe desde 1995 e é um projeto socioeducativo que oferece continuamente, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão.
Atualmente o Projeto Guri atende cerca de 40 mil alunos em 301 municípios do estado de São Paulo. Além do Governo do Estado (seu principal parceiro mantenedor) a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.
O Projeto Guri oferece gratuitamente aulas de instrumentos de cordas, cordas de arco, sopros, percussão e canto coral, proporcionando aos alunos o contato com valores implícitos no ensino musical, dentre eles a concentração, a disciplina, o trabalho em grupo, o respeito às diferenças e a apuração da sensibilidade.
Mais informações na sede do polo, pelo telefone (18) 3528-0990 ou pela internet no site www.projetoguri.com.br.