No próximo sábado (11), a partir das 14h, na Pousada Bom Samaritano, será realizado o Chá da SIM – Sociedade Irmãos da Misericórdia de Dracena. Este é o nono evento organizado pela associação com renda para as obras sociais: Informática é Assim e Projeto Maná.
Lenice Ferrari Peres, presidente da SIM, explicou que o projeto de informática oferece aprendizado básico de computação para crianças e adolescentes carentes da comunidade, atendendo ainda pessoas da terceira idade. O projeto conta com a parceria da Unimed de Dracena. “Este ano, faltou vaga para a terceira idade”, comenta Lenice.
Já o Projeto Maná visa a distribuição de suplemento alimentar gratuito para crianças, adultos e idosos que necessitam, pessoas que fazem quimioterapia, que têm anemia, ajudando a melhorar o seu estado nutricional. Os assistidos ainda recebem livro de receitas com várias opções em que o suplemento pode ser adicionado. O Projeto Maná também é desenvolvido em Cuiabá (MT).
Com estes dois projetos, a SIM conseguiu o título de entidade assistencial do município, após receber visita do Conselho de Assistência Social, segundo informou Lenice.
Ela ressaltou que a associação não recebe nenhuma verba do Governo Federal, Estadual ou municipal, mantendo os projetos apenas com as promoções e a contribuição mensal dos sócios da SIM. Atualmente são cerca de 1.200 sócios contribuintes.
Uma das grandes colaboradoras em todos os eventos da SIM é a artista plástica Vanda Maria Meireles. Ela e suas alunas prepararam várias telas e jogos de toalha que serão sorteadas durante o Chá, no próximo sábado. As pinturas de Vanda são bastante disputadas, até pelas próprias alunas, que prestigiam o Chá.
As alunas do ateliê da artista plástica que doaram trabalhos para o Chá foram: Diva Fávero; Irma Scremin; Cecília Martello; Eunice Rebuci; Kátia Duarte; Inês Lobo; Rose Junqueira; Mary Nakamura; Júlia Portari; Hissayo; Marisa Gianezi e Inês Vinholes Lopes – que confeccionou as cestas de pão que serão entregues a todos os participantes na portaria.
Este ano, o Chá também contará com a obra “Estado de Graça”, do artista plástico Cândido Marques da Costa Junior, que tem trabalhos em importantes galerias de São Paulo e Curitiba (PR).
No evento, haverá homenagem especial ao comerciante Waldir Parrilla (falecido), que doou a primeira prenda para o Chá da SIM. O empresário Evandro Cavalari entregará o quadro da misericórdia com a foto de Waldir para o filho dele, Evandro Parrilla. O primeiro homenageado nas edições do Chá foi o empresário e ex-vice-prefeito Sérgio Cavalari (falecido), que sempre contribuiu doando prendas para o evento.
FIGURA MARCANTE – A senhora Josefa Fortes Duque, (Jô), que completará 100 anos no dia 31 de outubro, tornou-se a figura mais querida dos Chás da SIM. Ela é considerada a maior incentivadora e colaboradora dos Chás, pois fazia questão de comparecer a todos. Por estar acamada, dona Jô não estará presente pelo terceiro ano, mas continua sendo uma inspiração para os organizadores.
CONVITES – Os convites para o Chá da SIM custam R$ 20 e podem ser adquiridos na secretaria da associação, ao lado da igreja Matriz. Serão sorteados eletrodomésticos e outros prêmios. Mais informações pelo telefone 3821-4477.