O Fórum Trabalhista de Presidente Prudente organiza para a próxima quarta-feira (29/09), a partir das 10h, no 10º andar do Fórum (situado na Rua Tenente Nicolau Maffei, nº 307), reunião para tratar junto a parceiros e à imprensa local sobre detalhes da Semana Nacional da Conciliação, cuja quarta edição no município ocorre entre 29 de novembro e 3 de dezembro. O objetivo, como já informado pelo diretor do Fórum Trabalhista e juiz titular da 1ª Vara do Trabalho, José Roberto Dantas Oliva, é colocar em pauta “diversos processos trabalhistas”, de modo que as partes envolvidas se entendam por meio de solução pacífica na presença de um conciliador, bem como selecionar e ministrar técnicas de conciliação a cerca de 30 estudantes das faculdades conveniadas com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.
Em Prudente, participam do evento organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estudantes do curso de Direito das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo e Faculdade de Ciências Jurídicas, Administrativas e Contábeis da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Eles vão atuar como conciliadores sob a supervisão de três juízes do Trabalho e servidores da Justiça do Trabalho. Na reunião, deverá ser anunciada também a pretensão de se realizar o evento no Centro de Eventos da cidade, e de ampliar a realização do evento com a participação das faculdades já mencionadas.
Diante disso, a partir de agora, todos os processos ajuizados no Fórum Trabalhista e que demonstrarem o mínimo de possibilidade de acordo serão inseridos na pauta especial da Semana Nacional de Conciliação. Em ofício encaminhado à Secretaria Municipal de Comunicação, o magistrado estima para a semana a designação de aproximadamente 750 audiências e um atendimento de até 3.750 pessoas, entre partes litigantes e advogados.
Ainda no documento, o juiz ressalta que este tipo de organização surgiu a partir do Movimento pela Conciliação iniciado em agosto de 2006. Naquele ano, destaca Oliva, o dia 8 de dezembro foi dedicado à mobilização do Dia Nacional pela Conciliação. No ano seguinte, ocorreu a primeira Semana Nacional da Conciliação.