Subiu de três para 12 os casos confirmados de dengue tipo 4 em Roraima. O Instituto Evandro Chagas, de Belém (PA), examinou 70 amostras, segundo a Secretaria de Saúde do estado.

Dos casos confirmados, dez foram registrados em quatro bairros da capital Boa Vista e dois no município de Cantá, a 32 quilômetros da capital. Segundo a secretaria, 140 agentes vão visitar as casas nos quatro bairros – 13 de Setembro, Senador Hélio Campos, Dr. Silvio Leite e Jóquei Clube – para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Depois de 28 anos, o vírus da dengue tipo 4 voltou a entrar no Brasil. A maioria dos brasileiros não tem imunidade contra esse sorotipo, o que aumenta as chances de uma epidemia. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença está contida no estado e não há evidências de que o vírus tenha se espalhado para outras partes do país.

Os quatro tipos virais da dengue provocam os mesmos sintomas: dores de cabeça, no corpo, nas articulações e nos olhos, febre, diarreia e vômito. O tratamento é igual para todos os casos.

Em Roraima, foram confirmados 6.383 casos de dengue de janeiro a setembro. Do total, 6.125 foram clássicos (incluindo os casos confirmados do tipo 4), 181 com complicações e 77 com febre hemorrágica. No mesmo período do ano passado, foram confirmados 2.878 casos.