Durante a realização do Salão do Livro de Presidente Prudente, que será realizado entre os dias 15 e 24 de outubro, no Centro de Eventos IBC (antigo Instituto Brasileiro do Café), a Secretaria de Saúde vai promover a Semana da Saúde Bucal. Segundo a pasta, o objetivo do evento é promover a educação e prevenção das doenças bucais em crianças.
A informação é da Coordenação de Saúde Bucal, que tem como chefe o cirurgião dentista e coordenador Edison Calixto da Fonseca. A ação, que deixa de ser realizada no Centro Cultural Matarazzo e pela primeira vez passa a ser no IBC, ganhando uma outra dimensão, foi apresentada ao prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) na tarde desta quinta-feira (02/09).
O anúncio do evento ao chefe do Executivo ocorreu no gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal, e além de Fonseca, contou com a participação da equipe de prevenção odontológica representada pela cirurgiã dentista Maria Anália de Souza Silva, além de Luciana Gava Gomes, Maria Célia Costa e Gislaine Maria Badan Ferreira. Na ocasião, foi explicado que o Salão do Livro é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – parceira na empreitada assim como a pasta municipal de Educação.
“Somente alunos da rede municipal de ensino que vão visitar a feira esperamos orientar mais de 3 mil. Um número bem mais expressivo do que o total de contemplados no ano passado, quando foram registradas uma média de 1200 participações”, destaca.
Ele ressalta que serão três estandes montados exclusivamente para orientações preventivas à saúde bucal, e que temas tais como os cuidados com alimentação, higiene bucal, técnicas de escovação e a necessidade de visita frequente ao dentista, serão tratados. Haverá ainda palestras, brincadeiras com temas relacionado ao assunto e exibição de DVDs com desenhos educativos.
“Os resultados em 18 anos de atuação da equipe de prevenção no município são evidentes. Por conta desse trabalho específico de orientação, o número de casos em que crianças apresentam algum tipo de cárie em Prudente está abaixo da média nacional e é compatível ao número de países de primeiro mundo que mantém estatísticas de acordo com o que recomenda a OMS [Organização Mundial de Saúde]”, expõe.
Por fim, o coordenador de Saúde Bucal termina salientando que o trabalho no local ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos fins de semana, das 10h às 17h.
(Com Assessoria de Imprensa)