É hora de trazer a Dell de volta ao palco dos tablets. Um executivo da empresa revelou que o tablet de 7 polegadas da empresa está prestes a ser lançado.

“Ele foi mostrado durante a Oracle Open World por Michael Dell (CEO da Dell) na semana passada, e o estaremos lançando muito, muito em breve nas próximas semanas”, afirmou o presidente da Dell para a China continental, Amit Midha, ao Wall Street Journal.

Midha disse que “toda uma coleção” de aparelhos de 3, 4 e 10 polegadas também será lançada num prazo de seis a doze meses – uns rodando Android, outros rodando Windows.

Espero que as declarações de Midha sobre o tablet de 7 polegadas se apliquem para outros países além da China – se não por outro motivo, pelo menos porque o setor de tablets está repleto de aparelhos que nunca foram lançados.

A Samsung, que tem comentado sobre o Galaxy Tab desde agosto, ainda não revelou quando o lançará, nem seu preço. O BlackBerry PlayBook, da RIM, parece promissor no papel mas não chegará às lojas antes de 2011. As datas de lançamento de outros tablets que na teoria pareciam excitantes, como o Adam, da Notion Ink, são vagas.

Assim, qualquer sugestão de que em breve você será capaz de comprar um tablet que não seja o iPad parece excitante, mesmo que as especificações sobre o tablet de 7 polegadas da Dell sejam mínimas. A Dell não forneceu nenhum detalhe sobre o aparelho, mas segundo as especificações que vazaram para o Engadget em abril o aparelho usará o chip Tegra 2 da Nvidia e terá uma tela de resolução 800 x 480 pixels, 4 GB de armazenamento interno e o já desatualizado Android 2.1. (Segundo o informe, o tablet de 7 polegadas seria lançado em novembro, o que parece coincidir com os comentários de Midha.)

O lançamento do Dell Streak, um tablet de 5 polegadas, foi praticamente um desastre, com prazos perdidos, informação conflitante e falhas de comunicação dentro da empresa. Se, em algumas semanas, a Dell anunciar o tablet de 7 polegadas, e então dizer “está disponível agora”, a empresa terá sucesso onde diversas outras – Dell incluída – falharam.