A Prefeitura de Venceslau está lançando um projeto voltado especificamente para crianças que apresentam características de obesidade e sedentarismo. A iniciativa pretende verificar se atividades físicas, juntamente com a orientação de uma reeducação alimentar, consegue mudar os hábitos de crianças sedentárias levando-as a uma vida ativa.

Denominado “Presidente Venceslau em Ação” (PreVen-Ação), a proposta foi elaborada pela estudante de educação física Monique Yndawe Castanho Araújo, estagiária na Divisão de Esportes e Recreação (Derprev). O projeto conta com a supervisão do Professor e Mestre da UNESP (Universidade Estadual Paulista), Mário Roberto Guarizi.

“Observamos que na cidade não há atividades especificas voltadas para crianças obesas e sedentárias, visando a tentativa de prevenção dessa doença que ocasiona dezenas de males à saúde do indivíduo. Por isso, a Divisão de Esportes e Recreação está trabalhando para colocar em prática o ‘PreVen-Ação'”, comenta Maria Lúcia Gonini, diretora da Derprev.

O projeto abrange crianças na faixa etária de oito a treze anos de idade, as quais terão a oportunidade de participar de exercícios físicos e recreativos em diferentes modalidades esportivas, com aulas realizadas de maneira lúdica para se tornarem atrativas e prazerosas. Por meio de ludicidade, as crianças também aprenderão a reeducar a alimentação. A Divisão de Esportes e Recreação contará com a parceria da Divisão de Saúde e da Divisão de Educação, que estarão disponibilizando nutricionista e psicólogo para acompanharem o desenvolvimento das crianças.

“O planejamento das atividades prevê duas aulas semanais com o período de uma hora cada. O trabalho físico será desenvolvido na sede da Derprev e complementado com o acompanhamento psicológico, nutricional e também familiar”, explica Monique Yndawe.

Os participantes passarão por testes antes da iniciação das aulas e, posteriormente, em períodos de três meses. Estarão sendo medidos a adiposidade e massa corporal, resistência e flexibilidade.

Os interessados em integrar o “PreVen-Ação” poderão se dirigir à Divisão de Esportes e Recreação para fazerem a inscrição. A participação no projeto é voluntária e gratuita. (Com Assessoria de Imprensa)