As taxas de juros para pessoa física e jurídica tiveram diminuição em setembro, de acordo com levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) divulgado hoje (14). A diminuição da média geral foi de 0,01 ponto percentual ao mês (0,25 ao ano), deixando em 6,75% mensais (118,99% anuais) os juros cobrados para pessoa física. Para a taxa cobrada das empresas, a queda foi de 0,04% ponto percentual no valor mensal (0,72 no ano), resultando em uma taxa mensal de 3,82% (56,81% ao ano).
Das seis linhas de crédito para pessoa física pesquisadas, três tiveram queda (juros do comércio, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras), duas ficaram estáveis (cartão de crédito e CDC bancos-financiamento de automóveis) e uma aumentou (cheque especial).
Em relação a pessoa jurídica, das três linhas de crédito pesquisadas, duas tiveram suas taxas de juros reduzidas (capital de giro e desconto de duplicatas) e uma teve sua taxa de juros elevada (conta garantida).
A queda nas taxas de setembro é resultado, segundo a Anefac, do bom momento da economia brasileira, a normalização das economias europeias e do mercado de crédito internacional e ao aumento da competição no setor financeiro.