Os bancários do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal, que ainda permaneciam em greve, voltaram ao trabalho hoje. Apenas os trabalhadores do Banco do Amazonas e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) continuam parados em alguns Estados. Em assembleia realizada na noite de quinta-feira, os trabalhadores decidiram aceitar as propostas específicas de cada um dos bancos públicos, encerrando a greve que teve início no último dia 29 de setembro.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, esta foi a maior greve nacional dos últimos 20 anos, paralisando mais de 8 mil agências de bancos públicos e privados em todo o país.
No início da próxima semana, deverá ser firmada a Convenção Coletiva de Trabalho 2010/2011, que valerá tanto para bancos privados e públicos. As instituições financeiras terão prazo de até dez dias corridos após a assinatura do acordo para pagar a antecipação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Já as diferenças de aplicação dos reajustes salariais e o impacto no tíquete refeição e na cesta alimentação sobre setembro e outubro serão creditados na folha de pagamento de novembro.