Um barco saiu hoje (28), às 9h (horário de Rondônia), de Porto Velho, levando as urnas eletrônicas e o material de votação que será utilizado domingo (31), no segundo turno das eleições, para as comunidades do Baixo Rio Madeira. No barco seguiram ainda um juiz eleitoral e 25 policiais militares que farão a segurança nas localidades sem policiamento.
A equipe que vai descer o Rio Madeira também conta com o reforço de dois servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia e de dez técnicos que darão suporte às urnas e farão a transmissão dos dados por satélite.
O barco passará pelas localidades de São Carlos, Terra Caída, Nazaré, do Lago do Cuniã, de Santa Catarina, Papagaios, Calama e Demarcação. As urnas e o material destinado às localidades de Cujubim Grande, Cujubinzinho e Agrovila Nova Aliança seguirão por terra.
O chefe do Cartório da 24ª Zona Eleitoral de Rondônia, Edílson Santos da Costa, que coordena os trabalhos, diz que, além de levar as urnas eletrônicas, o barco vai entregar aos mesários materiais como cadernos de votação e formulários de justificativa.
Costa explica que a maioria das comunidades é ribeirinha, formada por pescadores e extrativistas. Com exceção dos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, que são mais estruturados, as comunidades são pequenas, compostas por uma escola, um campo de futebol e uma igreja.
Apesar de o Baixo Madeira representar uma parcela pequena da população – não chega a 5 mil eleitores, Costa ressalta que essas pessoas têm o direito de exercer a cidadania.
“Para a maioria dessas localidades o acesso é apenas fluvial, é demorado. Então, para essas pessoas, que têm pouca renda, se deslocarem até a cidade há um custo e nem todas podem arcar com isso, seria um sacrifício muito grande. O Estado tem a obrigação de levar essa estrutura até eles”, afirma Costa.
Ele lembra que a mesma logística foi usada no primeiro turno com sucesso. Ao término do segundo turno das eleições, por volta das 18h de domingo (31), horário local, o barco vai começar a subir o Madeira recolhendo as equipes nas diversas comunidades. A previsão é que o barco chegue em Porto Velho no fim da tarde de segunda-feira (1º).