Desde o último domingo (17) pela manhã, um grupo de ciclistas da equipe Bike Center de Dracena, liderado pelo comerciante Marcelo de Souza, pedala para chegar na basílica de Aparecida.

É o quinto ano da viagem que eles batizaram de ” Ciclo da Fé”. O grupo começou a pedalar em Tambaú, na região de Pirassununga, onde chegaram em carros de apoio e vão completar o total de 430 km até o final do percurso.
Ontem, por volta de 13h33, o grupo estava descansando e arrumando as bicicletas em uma pousada em Campos do Jordão, que fica há 70 km de Aparecida, e recomeçariam a aventura à tarde. A previsão era chegar hoje, ao meio dia, na basílica.

O professor Edilberto Lanzone, que participa desta caminhada da fé, disse ontem por telefone à reportagem que um dos objetivos deste ciclo, reunindo a galera do ciclismo, é estimular o cicloturismo em Dracena e na região e mostra que pedalar é uma maneira saudável de praticar esporte.

Ressaltou também que passaram pela Serra da Mantiqueira, região montanhosa com altitude de 900 até 1.800 metros em estradas no meio do mato. “Na segunda-feira, pegamos muita chuva e só prosseguimos no dia seguinte”, afirmou o professor.

Marcelo de Souza, proprietário da Bike Center, afirmou que participa da aventura pelo quinto ano consecutivo. Ele disse que, além de divulgar Dracena, é um meio de motivação do cicloturismo e ainda prova que com a bicicleta a pessoa pode fazer muita coisa.

“Saímos de São Paulo em direção ao Sul de Minas Gerais, retornamos para São Paulo e cruzamos a Serra da Mantiqueira. É um percurso muito duro, mas uma região bonita e montanhosa; o trecho é chamado de caminho da fé que é bastante usado por estrangeiros. Um exemplo disso é que, hoje, pedalamos 10 km em trecho de subida que foi concluído em duas horas”, explicou o líder do grupo.

Integram o Ciclo da Fé, o grupo que treinou oito meses: Edilberto Lanzoni (professor), Marcelo de Souza (comerciante), Evandro Mazeli (comerciante), Hélio Pinoti Júnior (advogado), Hélio Russo (veterinário de Tupi Paulista), Ubirajara de Souza (agente penitenciário), Valdinei Rodrigues (comerciante de Junqueirópolis), Gilmar Batista (aposentado de Junqueirópolis) e Nilson Polara (metroviário aposentado de Santa Mercedes).

Chegando em Aparecida, os ciclistas participam da missa e do programa de agradecimento, depois retornam em ônibus de romaria.