Com o objetivo de conscientizar os consumidores sobre a alimentação saudável o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea) através do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp), promove o trabalho de orientações da população que passar pelas feiras livres. A ação teve início nesta terça-feira (26/10) no período das 8h às 11h, na feira da vila Industrial, onde as nutricionistas abordaram mais de 200 pessoas.

O trabalho continua nesta quarta-feira (27/10) na feira livre do Jardim Paulista, no período das 7h às 11h. Na sexta-feira, no mesmo horário, será realizado no Ceasa. Já no sábado, das 16h às 21h, a conscientização ocorre na feira livre da avenida Manoel Goulart. Segundo a nutricionista fiscal do CRM, Anete Cristina Soares Correia, a campanha é realizada pelo segundo ano, com a finalidade de orientar a população sobre o consumo de frutas legumes e verduras.

De acordo com Correia, a atividade é em referência ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro. A campanha ocorre em quatro feiras livres do município. Ela explica que o trabalho é realizado através da abordagem dos consumidores, que além de orientações recebem um calendário da safra, que traz informações sobre as frutas, legumes e verduras de cada mês. “É importante o consumo dos alimentos neste período que estão mais frescos e baratos”, ressalta Correia.

A equipe composta por quatro nutricionistas também oferece dicas de armazenamento e higienização dos alimentos, assim como receitas saudáveis, que reutilizam 100% dos alimentos, inclusive as partes não convencionais que segundo a nutricionista são aquelas que as pessoas costumam jogar fora como talos, casca, folhas, entre outras que tem o mesmo valor do alimento.

Conforme a nutricionista, a expectativa é de abordar mais de 2 mil pessoas nas quatro feiras. Segundo ela, na feira do jardim Paulista devem ser abordadas 300 pessoas. “Já na sexta-feira no Ceasa devemos abordar não apenas a dona de casa, mas também o atacadista”, ressalta. O encerramento do trabalho ocorre no sábado (30/10) na feira da avenida Manoel Goulart, onde a equipe deve orientar os consumidores a partir das 16h.

Além da equipe do Conselho Regional de Nutrição o trabalho de conscientização conta com a participação de estudantes do curso de Técnico em Nutrição e Dietética do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Presidente Prudente.