A Cooperativa de Trabalho e Reciclagem de Resíduos Sólidos de Dracena, além da coleta seletiva de lixo também está coletando óleo de cozinha usado nos mesmos dias, em que o material reciclável é recolhido. Para ser entregue o óleo usado deve ser armazenado num recipiente com tampa (garrafa pet), para ser trocado por óleo novo na empresa Granol.

De acordo com a presidente da Cooperativa, Dalva Francisca da Costa, recentemente, o óleo usado foi trocado na empresa e os 14 cooperados receberam e dividiram entre si, cinco caixas fechadas, totalizando 100 latas de óleo. Para atingir esse resultado foram necessários três meses de coleta.

Os cooperados circulam quinzenalmente pelos bairros com o caminhão da Prefeitura coletando o lixo reciclável [plásticos, vidros, papéis e metais] que deve estar separado do lixo orgânico e embalado em saco cedido pela Prefeitura.

Após a coleta na cidade, o material é separado, prensado e vendido. O rendimento alcançado é dividido entre os cooperados. “Muitos pensam que somos funcionários da Prefeitura, mas não somos, temos o apoio da Prefeitura, a nossa renda vem do material reciclável, não tem nada fixo”, salienta a presidente da Cooperativa. Ela também relata que uma das máquinas [uma garra usada para pegar vários sacos de uma vez] está quebrada. A reportagem entrou em contato com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Basso, que explicou que ainda não havia sido informado sobre o fato, mas que as providências serão tomadas.

Basso ressaltou a importância da Cooperativa, que traz possibilidade aos ex-catadores nos lixões de trabalharem de forma digna e estruturada na coleta seletiva, além de contribuir com a preservação do meio ambiente uma vez que os materiais são reciclados. Ele também destacou o trabalho da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que disponibiliza o caminhão e a distribuição dos sacos plásticos verdes destinados à coleta seletiva. Ainda de acordo com Basso, o trabalho de divulgação da coleta seletiva deve ser intensificado até o mês de novembro, quando serão distribuídos nas residências sacos verdes para a coleta com informativo orientando sobre a data da coleta, tipo de material recolhido e disposição na calçada. “Se o material limpo e embalado for colocado na calçada, o trabalho dos catadores ganha agilidade”, explica.

Atualmente, os cooperados chamam os moradores e esperam pela entrega do material reciclável. Além disso, haverá propaganda institucional volante, informando os locais, em que o caminhão utilizado na coleta seletiva estará passando.

Cronograma estabelecido para a coleta

* Segunda-feira, setor 1 – rua Porto Alegre/Magid Zacarias ao Distrito Industrial; parque Dracena ao cemitério; bairros: Jd Jussara; Tonico André; Distrito Industrial; Parque Dracena; Jd. São Cristóvão; Jd Panage; Distrito Industrial José Dancieri; Jd das Nações; Distrito Comercial; Vila Itália I e II e parte do bairro Metrópole).

* Terça-feira, setor 2 – rua Olavo Bilac/Estrada de Ferro a Belo Horizonte; av. José Bonifácio ao Jardim das Palmeiras; bairros: Jardim das Palmeiras I, II, III e IV, Frei Moacir III, São Cristovão; Vila Romana; Jd América; Jd Europa; Jd Vera Cruz, Metrópole e Centro.

* Quarta-feira, setor 3 – da Estrada de Ferro a rua Fioravante; av. Expedicionários a rua Irradiação; bairros: Centro; Vila Lucélia; Jd. São Francisco; Jd. Kenedy; Jd. Éden e Parque Jamaica.

* Quinta-feira, setor 4 – do Jd. Brasilândia ao Conj. Virgílio Fioravante; da rua Irradiação ao Portal dos Girassóis; Conj. Emílio Zanata; Vitória Régia e Frei Moacir; bairros: Jd Brasilândia; Jd Primavera; Jd Cristina; Condomínio Eldorado; Jd Nova Dracena; Jd Village; C.H. Virgílio Fioravante; C.H. João Vendramini; C.H. Domingos Marques Caldeira; C.H. Waldir B. De Souza; Parque do Bosque; Portal dos Girassóis; C.H. Paulo Vendramin; Nossa Senhora Aparecida e C.H. Emílio Zanata; distrito de Jamaica, Jaciporã e Iandara.

* Sexta-feira, setor 5 – rua 9 de julho a rua Irradiação; Estrada de Ferro ao Jd Alvorada; bairros:Vila Barros; Jd Santa Clara; Jd. Alvorada; Vila Godoy; Jd Ipiranga; Gleba Abolição; Vila Correia; Jd São Manoel I e II.