Grupo de desportistas compareceu na sessão da Câmara Municipal na última terça-feira (28), para entregar aos nove vereadores da Casa de Leis projeto de natação, denominado “Nadar para vencer” idealizado pelo próprio grupo. Aprovado por unanimidade, a ideia será apreciada agora pelo prefeito José Milanez Júnior (Ting).
O projeto deverá atender 220 alunos, desse total 180 vagas serão destinadas a crianças da rede pública municipal e 40 vagas para crianças portadoras de necessidades especiais. A faixa etária dos beneficiados é dos 7 aos 15 anos de idade. Se o apoio for viabilizado pelo prefeito, os alunos beneficiados serão pré-selecionados pela diretoria das escolas municipais por intermédio da Diretoria Municipal de Educação.
Conforme apresentação do projeto, o objetivo é desenvolver e aprimorar a formação social dos indivíduos, através do esporte, como meio de socialização, educação, caráter, inclusão esportiva, interação e justiça social, melhorando a auto-estima, a saúde e a qualidade de vida dos praticantes, levando oportunidade do esporte da natação a crianças e portadores de necessidades especiais na cidade, diz o texto da apresentação.
Na opinião do vereador Sleiman El Aissami, Panorama tem planejamento na área do esporte como um todo. “Num caso específico, como a natação, segundo o vereador, o município tem pessoas capacitadas que lutaram a vida inteira para que a cidade pudesse ser reconhecida, como hoje é reconhecida. A prevenção à saúde passa pelo esporte, então, nada é mais justo que a família do nadador Paulo Paranaguá, em parceria com o professor Zinho estarem empenhados para que o projeto seja executado no município”, diz Aissami.
O vereador ainda acrescenta que cabe a cada vereador achar maneiras legais para contratar pessoas para trabalharem e colocar no orçamento. O importante é que seja beneficiada a maior parte da população, ou seja, as crianças, adolescentes, conclui.