Hoje se comemora o dia de São Judas Tadeu. Para marcar a data, a paróquia Nossa Senhora de Fátima (Vila Barros) promove na comunidade que leva o nome do santo, programação especial. Durante o dia todo, a capela São Judas Tadeu, localizada na rua Inconfidência, bairro Alvorada permanecerá aberta. Às 19h30, haverá procissão e depois às 20h, será celebrada missa pelo padre José Ribeiro, de Tupi Paulista.
O SANTO – São Judas Tadeu é, sem dúvida, hoje, um dos santos mais populares. No entanto, embora figurasse entre os apóstolos de Cristo, a devoção por ele se inicia tardiamente, uma vez que foi durante muito tempo “deixado em segundo plano” em função de seu nome, que se confundia com o do “apóstolo traidor”, Judas Iscariotes.
São Judas, primo de Jesus, era filho de Alfeu, também chamado de Cléofas, irmão de São José. Ao que se sabe, seu pai era um daqueles discípulos de Emaús, a quem Jesus apareceu na tarde do dia da ressurreição. Quanto à sua mãe, era uma das mulheres que se encontravam ao pé da Cruz de Jesus, junto com Maria Santíssima.
São Judas morreu mártir, provavelmente no dia 28 de outubro de 70. Foi perseguido graças à coerência que mantinha entre a sua fé e a sua vida, e em função da força de sua pregação, coisas que impressionavam de tal forma os pagãos que estes se convertiam “em massa”.
Provocando a fúria de feiticeiros, ministros pagãos e falsos profetas, estes acabaram por incitar parte da população contra o santo, que morreu, possivelmente, trucidado a golpes de machado. Esta é a maneira considerada mais provável e, por isso, a sua imagem traz frequentemente uma machadinha em suas mãos. Também uma Bíblia, lembrando o seu amor pela Palavra de Deus; e um colar, cuja medalha traz o rosto de Cristo, com o objetivo de destacar a sua semelhança com aquele que era seu primo.