O governador Alberto Goldman e o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, assinaram ontem (20), as autorizações para emissão de notas de serviço para o início das obras de recuperação de 1.720 km de estradas vicinais em 144 municípios do estado de São Paulo.

Com financiamento do Banco Mundial (BIRD), serão investidos R$ 360 milhões nos trabalhos que fazem parte da quarta etapa do programa Pró-Vicinais. O prefeito Célio Rejani esteve acompanhando o evento no Palácio dos Bandeirantes.

O projeto beneficiará cidades da região de Bauru, Araraquara, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Araçatuba e Presidente Prudente. Em 1º de julho, o governo do Estado já havia assinado a nota de serviço para o início das obras em outras regiões, como Grande São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Rio Claro, Itapetininga e Assis.

Na região de Presidente Prudente serão reformados 92,79 km de estradas vicinais de 9 cidades (veja tabela ao lado), num investimento de R$ 20,56 milhões.

O Pró-Vicinais, que teve início em 2007, é uma parceria entre Governo do Estado e prefeituras, para a recuperação de importantes vias de responsabilidade e manutenção dos municípios. Ao final, o Estado irá recuperar 12 mil km de vicinais, beneficiando assim 288 municípios e mais de 13 milhões de habitantes.