Uma denúncia anônima levou a polícia de Pindamonhangaba (SP) a localizar na última quarta-feira, 29, a mãe da recém-nascida que foi abandonada debaixo da pia, ainda com o cordão umbilical ligado ao corpo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a jovem, de 22 anos, foi encontrada em um estabelecimento comercial no Vale das Acácias, na própria cidade. Um inquérito já havia sido instaurado pela Polícia Civil.
Após a constatação do Instituto Médico Legal (IML) de que a mulher tinha tido um parto recentemente, ela foi indiciada por abandono de incapaz. Como a jovem apresentava dilacerações no útero, acabou encaminhada à Santa Casa do município, onde está sob custodia. Assim que receber alta, será encaminhada à penitenciária, para ficar à disposição da Justiça.
Os vizinhos invadiram a residência após ouvir o choro insistente da criança. A Polícia Militar (PM) foi acionada e a criança foi socorrida com quadro de hipotermia – quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal. A menina foi encaminhada à Santa Casa do município e o caso foi registrado no 1º Distrito Policial da cidade.