De acordo com o diretor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Lupércio Chagas Neto cerca de 4 a 5 toneladas de lixo eletrônico foram coletadas durante o mutirão do lixo eletrônico realizado na cidade. A campanha foi realizada entre os dias 20 a 25 do mês passado e prorrogada por mais uma semana. A população entregou computadores, aparelhos de TV e ar condicionado, teclados, celulares, baterias, entre outros equipamentos eletrônicos usados, nos dez pontos de coleta espalhados na cidade. O material recolhido está num barracão na Fapidra e será recolhido pela empresa coletora Denshi Eletronics de Presidente Prudente.

Para Lupércio, a campanha superou as expectativas da Secretaria. “Consideramos que a população aderiu à campanha, recebemos muitos computadores e aparelhos de TV, também percebemos que as pessoas entregaram mais equipamentos nas escolas”, diz.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Basso informou que um ponto constante para o descarte de lixo eletrônico ficará na Fapidra. “A iniciativa nasceu da necessidade do descarte desse material, as pessoas poderão trazer os materiais no horário comercial”, conta.
Em Dracena, a campanha foi promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura com o apoio da comissão Município Verde Azul.

A coleta desses materiais está prevista para esta semana. Os municípios de Dracena, Junqueirópolis, São João do Pau D’ Alho e Nova Guataporanga firmaram parceria para o descarte, a Usina Rio Vermelho orientou quanto à empresa coletora. Em Junqueirópolis, a empresa irá buscar o lixo eletrônico amanhã de manhã e depois virá a Dracena.