Dracena recebeu, na tarde de segunda-feira, a visita do campeão paraolímpico Clodoaldo Silva que esteve pela primeira vez na cidade. Ele foi convidado pela Secretaria de Educação, em parceria com a Academia Estilo Livre, para fazer palestra aos professores da rede municipal de ensino no Teatro Municipal, que ficou lotado. O ‘tubarão paraolímpico’, como é conhecido, contou um pouco de sua história, como superou as dificuldades e alcançou o reconhecimento nacional e internacional, deixando uma mensagem de otimismo, superação e luta pelos sonhos. Veja galeria de fotos da visita do paraolímpico no Portal Regional (www.portalregional.net.br).
A secretária Irmes Mattara destacou que a palestra vem de encontro aos objetivos do projeto Ver, Ouvir e Movimentar – que oferece aulas de natação a alunos com necessidades especiais no município – de descobrir novos talentos e incentivar futuros atletas paraolímpicos. Alguns alunos do projeto, acompanhados dos pais, também marcaram presença na palestra, assim como o nadador paraolímpico dracenense Alexandre da Silva Fernandes.
Clodoaldo Silva também conheceu o projeto que é desenvolvido na Academia Estilo Livre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ontem de manhã, ele esteve com as crianças e acompanhou uma demonstração nas piscinas. O professor Júlio César Monteiro contou ao atleta a evolução dos alunos que, no primeiro dia de aula, ficaram com muito medo da piscina. As crianças ainda aproveitaram para fazer várias perguntas a Clodoaldo e tirar muitas fotos.
O campeão paraolímpico atendeu a todos com muito carinho.
Contou às crianças que começou a nadar aos 16 anos, como fisioterapia de reabilitação, aos 17 passou a treinar e aos 18 participou da primeira competição nacional, conquistando três medalhas. Clodoaldo nasceu em Natal (RN) e disse que até os sete anos de idade não andava, precisou passar por várias cirurgias, a última delas, aos 16 anos, quando começou a nadar por indicação médica para melhor recuperação. “Costumo dizer que sou um atleta por acaso”, afirma.
Depois veio a Niterói (RJ), onde reside atualmente com a esposa e treina para as competições. O atleta destaca que sempre contou com o apoio de toda família, sua maior paixão. Por isso, já informou que em 2012 pretende finalizar a carreira com chave de ouro nas paraolimpíadas de Londres. A próxima competição de Clodoaldo Silva será de 3 a 6 de dezembro, em Porto Alegre (RS), na 3ª etapa do Circuito Nacional de Natação, na qual Alexandre Fernandes também participará.
Clodoaldo informou que o ano de 2011 será muito importante, pois em setembro haverá o parapanamericano, em Guadalarrara (México), uma das primeiras seletivas para a paraolimpíada de 2012, e que ele treinará bastante para evoluir, se preparar para brigar por medalhas e recordes mundiais, trazendo muitas medalhas de ouro e encerrar a carreira.
O nadador ainda considerou que o Brasil terá grande oportunidade para melhorar a acessibilidade com a Olimpíada e Paraolimpíada de 2016. “Uma das coisas que me deixam muito triste e revoltado é a falta de respeito dos que ocupam as vagas para pessoas com deficiência, algo que vejo muito em Niterói. É preciso respeitar o próximo e muitos apenas querem se beneficiar”, comenta.
Clodoaldo Silva disse que se sente muito bem com as crianças e recebe o carinho delas em todos os lugares, inclusive daquelas que não têm nenhuma deficiência. “Conversamos como se fossemos amigos de muito tempo. Elas não vêem o deficiente, mas o Clodoaldo capaz de superar as dificuldades, o nadador, e é isso que faz elas se espelharem. Esse carinho é que me faz continuar o que faço”, finaliza.