O professor Alexandre de Queiroz, coordenador do curso de Licenciatura em Computação da Unifadra, teve seu nome em resumos de pesquisas publicados na Escócia e na Alemanha, pelo Laboratório de Computação Científica Aplicada à Zootecnia – LuCCA-z, da Unesp de Dracena, coordenado pelo professor doutor Ricardo da Fonseca. O primeiro, LZ5: a Flexible Data Simulation Program for Animal Breeding Area, publicado no 9º Congresso Mundial de Genética Aplicada à Produção Animal que ocorreu em Leipzig, na Alemanha e o segundo, LZ5 – a Free-software for Data Simulation, que foi publicado na 32ª Conferência da Sociedade Internacional de Genética Animal, em Edinburgh na Escócia.
Os trabalhos falam do projeto LZ5 que é desenvolvido e mantido pelo laboratório e conta com a colaboração do professor da Unifadra na área de computação.
O LZ5 é um simulador de populações para melhoramento genético animal e é desenvolvido sob a licença GNU/GPL(General Public Licence), sendo distribuído livremente para a área acadêmico-científica.
O projeto conta com fomento da Fapesp, CNPq, Fundunesp e colaboração do projeto SABRE, além de estar aberto para profissionais e pesquisadores da área de computação e zootecnia para desenvolvimento colaborativo. Os resumos podem ser acessados pelos sites:
http://www.kongressband.de/wcgalp2010/assets/html/0860.htm e http://www.isag2010.org/.