O ex-ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso, afirmou hoje (20) à Agência Brasil que o próximo governo “terá de vencer muita coisa na área fiscal e tributária”, pela necessidade de investir mais, tanto no setor privado como no setor público”.

De acordo com Reis Velloso, o governo terá de fazer a contenção de despesas de custeio para elevar a taxa de investimento do setor público, “que é baixa”. Além disso, também tem de “conter o avanço da carga tributária”, que, segundo ele, “é muito alta no Brasil e uma das maiores do mundo. Não há razão para isso”.

Para o ex-ministro do Planejamento, o ideal é o Brasil atingir uma taxa de investimento entre 23% e 25% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 18% atualmente. Velloso salientou que mesmo em termos de crescimento, é preciso lembrar que a taxa projetada para o PIB, variando entre 7% e 7,5%, terá de ser dividida por dois, tendo em vista que no ano passado ficou abaixo de 0. “Temos que ter uma boa taxa de crescimento, controle da inflação, manter os fundamentos [macroeconômicos] em ordem. Mas, crescer e fazer grandes transformações”, disse.